Nº |
Título |
Autores |
|
113 |
"Qual é o seu endereço geomorfológico?": Experiência de ensino de Geomorfologia no período pandêmico. |
FELIPE CASANOVA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL); NINA SIMONE VILAVERDE MOURA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) |
|
480 |
A experiência de construção da caixa de areia de realidade aumentada para aplicação no Ensino de Geomorfologia e em projetos de extensão para Educação Geocientífica: desafios, possibilidades e perspectivas |
BRUNA BARBOSA DA SILVA (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO); JOÃO VICTOR BUENO DE BARROS (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO); KAREN GUIMARÃES BENEDICTO (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO); LUIZA MEDEIROS CAMPISTANO (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO); LAURA DELGADO MENDES (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO) |
|
628 |
A geotrilha como instrumento facilitador da compreensão dos conceitos das geociências no curso de Licenciatura em Geografia do IFCE campus Quixadá |
CAROLINE VITOR LOUREIRO (IFCE CAMPUS DE QUIXADÁ); LUCAS VITORIANO AZEVEDO (IFCE CAMPUS DE QUIXADÁ); ANA LÚCIA MOURA ANDRADE (IFCE CAMPUS DE QUIXADÁ); JOÃO LUÍS SAMPAIO OLÍMPIO (IFCE CAMPUS DE QUIXADÁ) |
|
533 |
A IMPORTÂNCIA DOS MOVIMENTOS DE BASE COMUNITÁRIA NO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA: UM DIÁLOGO ENTRE PAISAGEM E VIVÊNCIAS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
LOHANY APARECIDA MONTEIRO (UERJ) |
|
363 |
A METODOLOGIA DE MODELAGEM PARTICIPATIVA 3D APLICADA AO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE OFICINA EM SANTA MARIA (RS) |
FRANCIELE DELEVATI BEN (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA); ÉRIC MOISES BEILFUSS (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA); BEATRIZ DA SILVA FRANÇA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA); CARINA PETSCH (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA); LUÍS EDUARDO DE SOUZA ROBAINA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) |
|
635 |
A utilização das tecnologias no ensino em Geociências |
ANA CAROLINA TARGINO (UNESP/FCT); ANA LAURA NAVES SILVA (UNESP/FCT); PATRÍCIA INAGUE (UNESP/FCT); NAYARA RODRIGUES SILVA (UNESP/FCT) |
|
320 |
ABORDAGENS TRANSVERSAIS E INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO FORMAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES GEO-HIDROLÓGICOS |
TOMÁS COELHO NETTO DUEK (UFRJ); LUNA CONSTANZA MONTEIRO MORENO (UFRJ); LETHICIA SILVA MACHADO (UFRJ); ANA LUIZA COELHO NETTO (UFRJ) |
|
557 |
Aplicações da geomorfologia no Ensino Médio Técnico no
âmbito do Programa Residência Pedagógica em Geografia |
RONALDO DE MELO VALENTIM (UFPA); CAMILA PINHEIRO DA CONCEIÇÃO (UFPA); LUIZ FELIPE DE SENA SILVA (UFPA); DÉBORA SANTOS BARATA DE CASTRO (UFPA); JOÃO GABRIEL DA CRUZ COSTA (UFPA); THALYTA DE JESUS COELHO MIRANDA (UFPA); LUZIANE MESQUITA DA LUZ (UFPA); RONALDO DA CRUZ BRAGA (IFPA) |
|
661 |
Aplicações do Ensino de Geomorfologia no Curso de Meio Ambiente da Escola Técnica Estadual Celso Malcher em Belém- PA: Analisando o caso do município de Abaetetuba. |
MATEUS FLEXA MACEDO (UFPA); ALANA DAMASCENO ALMEIDA (UFPA); VINÍCIUS SOUZA DE ABREU (UFPA); ISABELA BEATRIZ FREITAS GARCÊZ (UFPA); ALINE MOREIRA CORDEIRO (UFPA); LEILANE FIGUEIREDO ABREU (UFPA); LUZIANE MESQUITA LUZ (UFPA); BETÂNIA AZEVEDO S. DA COSTA COSTA (EETEPA DR. CELSO MALCHER) |
|
751 |
APRENDENDO SOBRE O RELEVO: A TECNOLOGIA COMO MEDIADORA DA AÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
JOÃO HENRIQUE DA SILVA MASSAVI (UNEMAT); JOÃO CARLOS SILVA (SEDUC/MT); JOSE CARLOS SOARES (UNEMAT) |
|
713 |
CONSCIÊNCIA PEDOLÓGICA – UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM O 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
ARMANDO BRITO DA FROTA FILHO (SEMED - MANAUS) |
|
369 |
Desafios do ensino de cartografia e geomorfologia em comunidades tradicionais do Baixo Tocantins, Acará-PA. |
EULALIA ROCHA TELES (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ); ODILON KEWYM DOS SANTOS SANTOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ); CAUA OLIVEIRA LIMA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ); ERIK MEDONÇA SILVA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ); MAIRLA CRISTIANE SILVA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ); RITA DENIZE DE OLIVEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) |
|
432 |
Ensino de Geografia possibilidades com Minecraft: a representação da paisagem por meio de atividades e roteiros pedagógicos |
GUSTAVO STRAPASSONI DE SOUZA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ); ERICSON HIDEKI HAYAKAWA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ); ÍTALO SOUSA DE SENA (UNIVERSITY COLLEGE DUBLIN) |
|
109 |
Ensino de Solos em Geografia: Práticas Pedagógicas de Apoio Adaptadas para o Sexto Ano do Ensino Fundamental |
LARA FILGUEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO); ARMANDO FROTA FILHO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO); ANTONIO J. T. GUERRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) |
|
377 |
Jogando Valheim e aprendendo Geomorfologia: os jogos comerciais como recurso didático
|
ARMANDO BRITO DA FROTA FILHO (SEMED); MICHAEL BALDI MALLER HERMENEGILDO (UFRJ) |
|
365 |
MAQUETE 3D COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMORFOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: MORRO DA MANGUEIRA – RJ |
MARIANA SAMPAIO DE FREITAS MAIA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO); PEDRO LUCAS CONTARATO (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO); RAPHAEL PILATTI (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO); CARLOS EDUARDO DAS NEVES (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO); RODRIGO WAGNER PAIXÃO (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO) |
|
196 |
Noção de bacia hidrográfica: Levantamento e discussão da percepção de alunos do 9º ano de três escolas na cidade de Oliveira - MG.
|
ISADORA QUEIROZ RIBEIRO LEITE (UFSJ); CARLA JUSCÉLIA DE OLIVEIRA SOUZA (UFSJ) |
|
653 |
Novos recursos tecnológicos digitais para o ensino de geomorfologia e possibilidades de aplicação |
ANDERSON ALVES BALTAZAR (UNIOESTE); SALETE ALVES BALTAZAR (UNIOESTE); MATEUS MARCHESAN PIRES (UNIOESTE); TONY VINICIUS MOREIRA SAMPAIO (UFPR); ERICSON HIDEKI HAYAKAWA (UNIOESTE) |
|
201 |
O COMPONENTE ESPACIAL RELEVO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS PARA UMA PROPOSTA DE PRÁTICA DE ENSINO |
MARIA CLARA FRANCO SOUSA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI); LUCAS LUAN GIAROLA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI); CARLA JUSCÉLIA DE OLIVEIRA SOUZA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI) |
|
429 |
O PROJETO DE EXTENSÃO “O SOLO NA ESCOLA”: USO DO ENSAIO DE EROSÃO COMO PRATICA EDUCATIVA NA CONSERVAÇÃO DO SOLO |
KETLYN LUIZA DICKEL CSEH (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ); VANDA MOREIRA MARTINS (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ) |
|
428 |
O SOLO COMO CONTEÚDO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE NA BNCC E NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA |
GUSTAVO STRAPASSONI DE SOUZA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ); VANDA MOREIRA MARTINS (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ); MATEUS MARCHESAN PIRES (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ) |
|
190 |
O USO DA IMPRESSORA 3D NO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA: ESTUDO DE CASO O MORRO DA FORCA EM OURO PRETO - MG
|
GEOVANA MARIA FREITAS DE PAULA (IFMG); SANDY DA CONCEIÇÃO DE PAULA (IFMG); CECÍLIA FELIX ANDRADE SILVA (IFMG-OP); JAIRO RODRIGUES SILVA (IFMG-OP); GUILHERME DE OLIVEIRA WALTER (IFMG-OP) |
|
191 |
O uso da SARndbox no ensino de geomorfologia e na contextualização geomorfológica no município de Ouro Preto – MG - Estudo de caso |
LUCAS SOUZA AZEVEDO (IFMG-OP); ROSEMAR APARECIDA CARMO (IFMG-OP); JORNELLI DA SILVA SALIT (IFMG-OP); JAIRO RODRIGUES SILVA (IFMG-OP); CECÍLIA FELIX ANDRADE SILVA (IFMG-OP) |
|
584 |
O uso de instrumentos didáticos para o ensino de Geomorfologia
|
EDUARDA CAROLINE BRUM (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA); ANDRÉ WEISSHEIMER DE BORBA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) |
|
412 |
O USO DE SOFTWARE LIVRE (SIG) PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DE MAPEAMENTO NO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA |
ANNA CAROLINA BARCELOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA); NATÁLIA APARECIDA LIMA RODRIGUES (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) |
|
496 |
Os desafios do ensino de Geomorfologia para alunos ribeirinhos da escola Monsenhor Azevedo e a inserção da tecnologia frente a precariedade da educação. |
MATHEUS CUNHA (UFPA); RAISSA DIAS (UFPA); MARCOS SOARES (UFPA); FLAVIO MASCARENHAS (UFPA); MARCOS CAMPOS (UFPA); CAIO RODRIGUES (UFPA); MARIA HELENA NASCIMENTO (UFPA); LUZIANE LUZ (UFPA) |
|
542 |
Proposta de utilização de tecnologias tridimensionais para o ensino de conceitos básicos de Geomorfologia no Estado do Pará |
VINÍCIUS ABREU (UFPA); LUZIANE MESQUITA (UFPA) |
|
169 |
PROPOSTA METODOLÓGICA DE TRABALHO DE CAMPO NO MORRO DO LAMEIRÃO (MACIÇO DA PEDRA BRANCA), NA ZONA OESTE CONTINENTAL, DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO |
DEBORA RODRIGUES BARBOSA (UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ) |
|
564 |
Realidade Aumentada e Geografia Escolar: Uma Nova Possibilidade de Ensino-Aprendizagem de Geomorfologia para o Ensino Médio |
GEORGE PEREIRA DE OLIVEIRA (UFPE); RICLAUDIO SILVA SANTOS (UFPE); DANIEL RODRIGUES DE LIRA (UFPE); EDMÁRIO MARQUES DE MENEZES JÚNIOR (UFPE); WEMERSON FLÁVIO DA SILVA (UFPE) |
|
269 |
RISCO GEOMORFOLÓGICO E REPRESENTAÇÃO ESPACIAL EM MAQUETE: DISCUSSÃO E PROPOSTA DE ABORDAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA |
LUCAS LUAN GIAROLA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI); GUSTAVO DOMINGOS ZANIN (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO); MARIA CLARA FRANCO SOUSA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI); CARLA JUSCÉLIA DE O. SOUZA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI) |
|
408 |
TRABALHO DE CAMPO E ENSINO DE GEOMORFOLOGIA: o campus da FFP/UERJ como ferramenta pedagógica |
GUIDO ASSIS (UERJ-FFP); OTÁVIO MIGUEZ ROCHA-LEÃO (UERJ-FFP) |
|
624 |
Trabalho de campo no ensino da geomorfologia: revisão sobre o tema com ênfase no ensino de Geografia no ensino fundamental anos finais |
GABRIELA TEIXEIRA RAPOSA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO); QUÉSIA DUARTE DA SILVA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) |
|
383 |
USO DA REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA PARA INTERPRETAÇÃO DA PAISAGEM GLACIAL: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
|
BEATRIZ DA SILVA FRANÇA (UFSM); FRANCIELE DELEVATI BEN (UFSM); ERIC MOISES BEILFUSS (UFSM); CARINA PETSCH (UFSM); NATÁLIA LAMPERT BATISTA (UFSM); LUIZ FELIPE VELHO (IF RS); KATIA KELLEM DA ROSA (UFRGS) |
|
447 |
USO DA SARNDBOX PARA A REPRESENTAÇÃO DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL EM DIFERENTES FORMAS DE VERTENTE E SEUS POSSÍVEIS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS |
FELIPE COSTA ABREU LOPES (IFSP); CAIO VINICIUS WATZECK CIAVARELI (IFSP); ANA LUIZA FRANCISCO ROCHA (IFSP); EMILLY SOUSA DA SILVA (IFSP); DIEGO DOS SANTOS GARCIAS (IFSP) |
|
171 |
USO DO GOOGLE EARTH PARA O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA: do tradicional às novas tecnologias na cidade de Ouro Preto - MG |
ARIANY GOMES PENA (IFMG-CAMPUS OURO PRETO); ALICE MORAIS DE FREITAS (IFMG-CAMPUS OURO PRETO); LUCAS HENRIQUE LACERDA (IFMG-CAMPUS OURO PRETO); MAYSA BARROS FERREIRA BEZERRA (IFMG-CAMPUS OURO PRETO); CECÍLIA FÉLIX ANDRADE SILVA (IFMG-CAMPUS OURO PRETO) |
|