• 14° SINAGEO – Simpósio Nacional de Geomorfologia
  • Corumbá / MS
  • 24 a 30 de Agosto de 2023

O USO DE SOFTWARE LIVRE (SIG) PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DE MAPEAMENTO NO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA

Autores

  • ANNA CAROLINA BARCELOSUNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIAEmail: barceloscarolina@hotmail.com
  • NATÁLIA APARECIDA LIMA RODRIGUESUNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIAEmail: natalia.lima@ufu.br

Resumo

O avanço das tecnologias trouxe mudanças significativas para o dia a dia das pessoas, essas mudanças se refletiram nas salas de aula, dessa forma possibilitando o desenvolvimento das geotecnologias, inserindo novas ferramentas que auxiliaram no ensino de geografia de modo geral, suprindo parte da demanda que o ensino de geografia física requer em relação as atualizações dos métodos de ensino. As Geotecnologias são de grande relevância no desenvolvimento do ensino- aprendizagem e atuam como instrumentos fundamentais para o estímulo das aulas e incentivo para os alunos se adaptarem aos conhecimentos colecionados pela sociedade, principalmente os conhecimentos de âmbito geográficos e especificamente geomorfológicos (Correa, Fernandes e Paini 2010). Desenvolver os fundamentos acerca do relevo em sala de aula é de suma importância para se compreender o desempenho e as correlações de diversos elementos ambientais como a vegetação, o clima, a geologia, os solos, com a configuração da superfície terrestre. Mesmo que isso não seja algo fácil, o papel que o ensino de geomorfologia desempenha é capaz de colaborar demasiadamente para a construção de cidadãos ambientalmente conscientes (CASETTI, 2001; BERTOLINI, 2010; PEREIRA E SILVA, 2012; CRUZ, 2017). Novas práticas de ensino de geomorfologia, vêm sendo abordadas ao longo dos anos, essas práticas buscam introduzir o oposto das abordagens tradicionais, trazem com elas propostas como, aulas interativas em parques, uso de ferramentas computacionais, softwares, atrelados as interfaces do sistema de informações geográficas (SIG), entre outras (DAVIS, 2002; DE ARRUDA; GUIMARÃES, 2019). Possibilitar que o ensino de Geomorfologia seja passado de uma forma que os alunos tenham acesso aos novos meios de ensino, é um exercício que devemos fazer enquanto pesquisadores e professores. Nessa perspectiva, foi elaborado um material didático com o objetivo de contribuir no desenvolvimento de aulas práticas para a disciplina de geomorfologia.

Palavras chaves

Ensino de Geomorfologia; Geotecnologias; Softwares

ARTIGO EM PDF

Realização

Apoio

FUNDECT CNPQ IAG Moinho Cultural Sul-Americano Prefeitura de Corumbá

Apoio Institucional