• 14° SINAGEO – Simpósio Nacional de Geomorfologia
  • Corumbá / MS
  • 24 a 30 de Agosto de 2023

TRABALHO DE CAMPO E ENSINO DE GEOMORFOLOGIA: o campus da FFP/UERJ como ferramenta pedagógica

Autores

  • GUIDO ASSISUERJ-FFPEmail: guidoassis@id.uff.br
  • OTÁVIO MIGUEZ ROCHA-LEÃOUERJ-FFPEmail: orochaleao@hotmail.com

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de atividades pedagógicas de campo das disciplinas Geomorfologia Continental e Hidrologia, realizadas no interior do campus da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), localizado no município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ). Com o objetivo de entender processos e reconhecer feições geomorfológicas in loco, apresenta-se o campus da FFP/UERJ como ferramenta pedagógica para o ensino de Geomorfologia na formação dos(as) discentes do curso de licenciatura em Geografia da mesma instituição. A proposta é relacionar as subáreas da Geografia, neste caso a Geomorfologia e a Hidrologia – mas não somente -, seus conteúdos e a dinâmica da paisagem compreendida na encosta do Morro do Patronato (à sul do campus). Além disso, dar-se-á foco à importância do trabalho de campo, neste caso, desenvolvido no próprio campus de ensino, na formação acadêmica de futuros(as) professores(as) de Geografia. A proposta teórico-metodológica deste trabalho visa unir a abordagem geossistêmica, método de análise integrada e pesquisa de campo, resultando em uma visão holística do espaço geográfico e das práticas de ensino, bem como de seu entorno local, possibilitando assim, ganhos imensuráveis no processo de ensino-aprendizagem dos(as) alunos(as) de graduação por meio de estratégias didáticas no espaço vivido e concebido. Nesta pesquisa, a atividade de campo tem viés ilustrativo e motivador, servindo para observar os processos descritos em sala, mas também buscando despertar o interesse dos(as) discentes de graduação sobre dado problema (SANCHES, 2011).É imprescindível, portanto, que o fazer pedagógico seja posto em prática de modo com que as interações sociais e naturais fiquem evidentes aos discente de Geografia, em um espaço previamente ocupado/vivido por ele(a), pondo o trabalho de campo como uma ferramenta fundamental para uma formação integral e holística desse sujeito.

Palavras chaves

dinâmica da paisagem; São Gonçalo; ensino de Geomorfologia

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