Autores
- GUIDO ASSISUERJ-FFPEmail: guidoassis@id.uff.br
- OTÁVIO MIGUEZ ROCHA-LEÃOUERJ-FFPEmail: orochaleao@hotmail.com
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de atividades pedagógicas de campo das disciplinas Geomorfologia
Continental e Hidrologia, realizadas no interior do campus da Faculdade de Formação de Professores da
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), localizado no município de São Gonçalo, na Região
Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ). Com o objetivo de entender processos e reconhecer feições
geomorfológicas in loco, apresenta-se o campus da FFP/UERJ como ferramenta pedagógica para o ensino de
Geomorfologia na formação dos(as) discentes do curso de licenciatura em Geografia da mesma instituição.
A proposta é relacionar as subáreas da Geografia, neste caso a Geomorfologia e a Hidrologia – mas não
somente -, seus conteúdos e a dinâmica da paisagem compreendida na encosta do Morro do Patronato (à sul
do campus). Além disso, dar-se-á foco à importância do trabalho de campo, neste caso, desenvolvido no
próprio campus de ensino, na formação acadêmica de futuros(as) professores(as) de Geografia. A proposta
teórico-metodológica deste trabalho visa unir a abordagem geossistêmica, método de análise integrada e
pesquisa de campo, resultando em uma visão holística do espaço geográfico e das práticas de ensino, bem
como de seu entorno local, possibilitando assim, ganhos imensuráveis no processo de ensino-aprendizagem
dos(as) alunos(as) de graduação por meio de estratégias didáticas no espaço vivido e concebido. Nesta
pesquisa, a atividade de campo tem viés ilustrativo e motivador, servindo para observar os processos
descritos em sala, mas também buscando despertar o interesse dos(as) discentes de graduação sobre dado
problema (SANCHES, 2011).É imprescindível, portanto, que o fazer pedagógico seja posto em prática de
modo com que as interações sociais e naturais fiquem evidentes aos discente de Geografia, em um espaço
previamente ocupado/vivido por ele(a), pondo o trabalho de campo como uma ferramenta fundamental para
uma formação integral e holística desse sujeito.
Palavras chaves
dinâmica da paisagem; São Gonçalo; ensino de Geomorfologia