Autores
- LOHANY APARECIDA MONTEIROUERJEmail: lo.hanyborgess@gmail.com
Resumo
O presente trabalho, desenvolvido por uma equipe de base comunitária, tem como
objetivo central, promover o processo de ensino-aprendizagem a partir da
educação socioambiental, voltado para estudantes do Ensino fundamental da Cidade
de Deus, favela situada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Considerando
a vivência dos discentes, a partir do conceito de paisagem (Landschaft), nas
oficinas realizadas, busca-se trazer a luz a educação socioambiental de forma
integrada, para compreender a totalidade da paisagem e os impactos da ação
antrópica sobre o meio. Através da ocupação da planície de inundação do Rio
Grande (Rio que corta a Cidade de Deus), busca-se mostrar o quanto a ação
antrópica intensifica o sistema natural de erosão, transporte e deposição. A
realidade local, constitui um ponto inicial, para que possa compreender as
influências do processo de ocupação em sua nascente através de intervenções
oriundas do processo de urbanização, onde observa-se o despejo de esgoto
doméstico e até materiais pesados, fatores que contribuem para aumento do
escoamento superficial e o assoreamento dos rios, resultando em tragédias que
afetam a vida dos estudantes que vivem na Cidade de Deus. As vivências dos
discentes egressos e moradores foram fundamentais para que equipe de base
comunitária Alfazendo CDD 2022, coletivamente, organizasse oficinas de educação
socioambiental no projeto ECOREDE, (Rede Comunitária de Desenvolvimento
Socioambiental), uma tecnologia social chancelada pela ONU na Rio+20, com a
finalidade de envolver a comunidade escolar em problemas que afetam a região.
Metodologicamente, para tornar a temática atrativa e romper com o ensino
tradicional meramente descritivo, optou-se pela realização de um jogo
interativo, construído com base na pedagogia libertadora de Paulo Freire,
marcada pela utilização de elementos figurativos que articulam aspectos físicos
com a realidade vivida pelos discentes. O recurso didático sensibilizador
possibilita a troca de saberes, colaborando para a formação de indivíduos
críticos e reflexivos.
Palavras chaves
Paisagem; Educação Socioambiental; Cidade de Deus