Autores
- BRUNA BARBOSA DA SILVAUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIROEmail: brubarbosa-rj@hotmail.com
- JOÃO VICTOR BUENO DE BARROSUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIROEmail: joaobb182@hotmail.com
- KAREN GUIMARÃES BENEDICTOUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIROEmail: karencomk7@gmail.com
- LUIZA MEDEIROS CAMPISTANOUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIROEmail: luizacampistano@ufrrj.br
- LAURA DELGADO MENDESUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIROEmail: lauradmendes@gmail.com
Resumo
A utilização de recursos de ensino-aprendizagem que auxiliem a formação e divulgação científica é
sempre desafiadora e motivadora tanto para os estudantes, que podem ter acesso a tais recursos, quanto
para os que os buscam como suporte ao ensino. Um recurso tecnológico que permita a visualização a
partir da realidade aumentada em 3D e, ainda, a interação a partir do toque, destaca o valor da percepção
sensorial, entre as muitas ideias e princípios presentes na Geografia Escolar e que foram introduzidos pelo
educador Johann Pestalozzi (1746-1827), que desenvolveu uma “Pedagogia Intuitiva”, com a característica
de oferecer, na medida do possível, dados sensíveis à percepção e observação dos alunos, como observa
Zanata (2005; 2012). A caixa de areia de realidade aumentada auxilia o desenvolvimento dessa proposta
na exploração de informações e produção de conhecimento atuando significativamente na educação
geocientífica ao permitir a visualização da topografia combinada à dinâmica de fluxos e diversas
possibilidades de interação. O projeto Augmented Reality Sandbox – AR Sandbox foi desenvolvido pelo
Instituto Oliver Kreylos da Universidade da Califórnia, campus Davis (UC Davis), nos Estados Unidos da
América, divulgado via página eletrônica institucional, sendo também disseminado a partir de outros
projetos e plataformas que visam ampliar a divulgação e utilização desse recurso. Assim, a proposta desse
trabalho é analisar os principais desafios, possibilidades de aplicações e perspectivas a partir da
experiência de construção e implementação da caixa de areia de realidade aumentada, como parte das
atividades de monitoria estudantil da área de Geociências/Terra Dinâmica/Geomorfologia no curso de
Licenciatura em Geografia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,
visando a sua aplicação no ensino e extensão com foco na formação de professores de Geografia e no
fomento à Educação Geocientífica.
Palavras chaves
Educação Geocientífica; Ensino de Geomorfologia; caixa de areia de realida