Autores
- ARIANY GOMES PENAIFMG-CAMPUS OURO PRETOEmail: arianygomespena@yahoo.com
- ALICE MORAIS DE FREITASIFMG-CAMPUS OURO PRETOEmail: alicefreitas.morais@gmail.com
- LUCAS HENRIQUE LACERDAIFMG-CAMPUS OURO PRETOEmail: luccaslacerda2606@gmail.com
- MAYSA BARROS FERREIRA BEZERRAIFMG-CAMPUS OURO PRETOEmail: maysa.fbarros@gmail.com
- CECÍLIA FÉLIX ANDRADE SILVAIFMG-CAMPUS OURO PRETOEmail: cecilia.andrade@ifmg.edu.br
Resumo
Este artigo discute o uso de novas tecnologias no ensino de Geomorfologia na sede
de Ouro Preto — MG. Os autores descrevem o desenvolvimento do tutorial para traçar
o perfil topográfico e ilustrando a morfologia e morfometria das vertentes
existentes na configuração espacial utilizando o Google Earth. Os alunos puderam
visualizar e compreender a relação da morfometria e morfologia das vertentes e a
relação com os movimentos de massa no município. Destaca-se o potencial das novas
tecnologias no ensino e aprendizagem na geomorfologia e sugerem que as mesmas
possam ajudar a desenvolver métodos de ensino mais eficazes.
Palavras chaves
Ensino-aprendizagem; Movimentos de massa; morfologia ; morfometria; vertente
Introdução
As novas tecnologias proporcionam um cenário de dispersão de informações e
conhecimentos para inúmeros lugares e um impressionante número de pessoas em
pouco tempo. Nos últimos anos, durante a pandemia da Covid-19 permitiu
evidenciar que precisa-se estar em constante desenvolvimento nos meios de ensino
e no que tange a se adaptar às novas rotinas que podem mudar em um curto espaço
de tempo e de forma inesperada. As áreas profissionais e educacionais, esteve de
frente a um grande desafio, no momento em que o isolamento social era
determinante para a segurança de docentes e discentes. Desta forma, o termo
ensino-remoto se destacou de forma significante, ainda que pudesse existir
diversos empecilhos. Portanto, a tecnologia também pôde auxiliar, permitindo
desenvolver métodos mais atrativos para o ensino.
Ainda nesse cenário, mas agora de forma presencial, seria possível uma nova
abordagem com uso das inovações tecnológicas do século XXI, oferecendo aos
alunos e os professores novos métodos de ensino e com diferentes linguagens,
que, se tratando do campo geográfico, se tornam imprescindíveis. Essa inovação
no uso das linguagens é uma forma em que se pode chegar em um enriquecimento das
aulas de Geografia, facilitando o melhor entendimento do sujeito na vivência e o
meio no qual ele vive (PONTUSCHKA et. al., 2007).
A juventude está cada vez mais imersa nos aparelhos tecnológicos e a educação
precisa acompanhar essa evolução. O computador é uma ferramenta perfeita para a
aplicabilidade de atividades no ensino em geral. Há diversas ferramentas
disponíveis com ajuda da internet que são capazes de introduzir o aluno muito
mais do que apenas no ensino padrão. O uso de signos é de extrema importância no
contexto em que se estuda, é comprovado cientificamente que recorrer à mediação
por vários tipos de signo para melhorar as possibilidades de armazenamento de
informações, é definitivo (VYGOTSKY et al., 1989).
Nesse contexto o software Google Earth, que além de ser gratuito possui
linguagem simples e de fácil acesso para os alunos. Contudo, é possível
trabalhar com vários aspectos da geomorfologia, em diferentes escalas espaciais
e temporais. Porém, neste trabalho será utilizado a microescala, trazendo de
forma sucinta a morfologia e morfometria das vertentes que configuram a paisagem
de Ouro Preto – MG, na relação com os movimentos de massa.
Assim, o objetivo deste trabalho foi proporcionar aos alunos compreensão das
vertentes existentes na sede do município de Ouro Preto – MG através do programa
Google Earth.
Material e métodos
A geomorfologia da cidade de Ouro Preto, 90 km da capital Belo Horizonte, se
explica pela mesma ser encontrada em um vale, tendo como limite norte a Serra de
Ouro Preto e ao sul a Serra do Itacolomi. Já que a Serra de Ouro Preto está
situada no flanco sul do Anticlinal de Mariana que litologicamente está
envolvida no Quadrilátero Ferrífero, essa estrutura regional orienta-se na
direção leste-oeste, possuindo camadas com mergulhos gerais para o sul, na ordem
de 30º (SOBREIRA e FONSECA, 2001).
A morfologia local caracteriza-se por altas montanhas de desenvolvimento linear,
áreas aplainadas com altitudes diversas e vales alongados, muitas vezes bem
encaixados. Cerca de 40% da área urbana exibe feições com declividades entre 20
a 45% e apenas 30% com declividades entre 5 e 20%. Zonas escarpadas são comuns
em toda a área urbana (GOMES et. al., 1998). O relevo é acidentado com
vertentes bem íngremes e vales profundos e encaixados. As altitudes estão em
torno de 1.060m nas partes mais baixas e 1.400m no topo da Serra de Ouro Preto.
A malha urbana estende-se ocupando tanto o vale principal, como as vertentes e
contrafortes das serras que o delimitam.(GOMES et. al.,1998)
A geologia do local apresenta rochas pertencentes a três grandes unidades
metasedimentares: Supergrupo Rio das Velhas (Grupo Nova Lima), Supergrupo Minas
e Grupo Itacolomi (que é o predominante na área urbana da cidade) (MICHELLE,
2006).
Para a abordagem da temática, foi fornecido para os alunos do primeiro ano
ensino médio técnico integrado de Automação, o tutorial de como traçar um perfil
topográfico. Cada aluno escolheria dois bairros e selecionava uma vertente, em
cada bairro, para traçar os dois perfis topográficos. Segundo CASTRO (2006), os
bairros que possuem alto risco são: Piedade, Alto da Cruz, São Francisco, São
Cristóvão e Santa Cruz.
Após traçarem demonstrariam como era composto a morfologia da vertente,
explicando suas porções curvilíneas (côncavos – acumuladores de água e convexos
- dispersores de água) e porções retilíneas: segmentos onde não há variabilidade
no ângulo de inclinação.
Para a morfometria foram obtidos os perfis topográficos, que contribuíram para
que os mesmos tivessem uma melhor percepção do terreno em diferentes pontos de
vista (visão de topo e oblíqua), dados de superfície e de onde se localiza o
leito (CARVALHO et al., 2014). A execução da atividade foi realizada no
Laboratório de Geoprocessamento do Curso de Licenciatura em Geografia do IFMG –
campus Ouro Preto.
Resultado e discussão
Diante da atividade executada os alunos puderam visualizar e compreender a
relação da morfometria e morfologia das vertentes que proporcionam os movimentos
de massa no município. Como também a expansão urbana sem planejamento urbano
torna-se um elemento alarmante na configuração da paisagem de Ouro Preto.
Como alguns discentes são de outros municípios, a exemplo do município de
Mariana, a 20 km de Ouro Preto, apresentam as mesmas condições geológicas e
geomorfológicas que solicitaram a execução da atividade em seus bairros. A
exemplo da discente, nas figuras 1 e 2, onde a mesma se baseou na sua vivência
individual enquanto moradora do distrito de Monsenhor Horta pertencente ao
município de Mariana, o qual já sofreu movimentos de massa anteriormente, onde o
mesmo deixou alunos do distrito sem professores, por falta de passagem
(ESPETO,2020). Sendo possível considerar a importância do método apresentado,
tendo em vista que, a aluna vinculou sua experiência somada a geomorfologia do
local à compreensão da ação dos movimentos de massa.
Figura 01: Execução da atividade da aluna moradora do distrito de Monsenhor
Horta, município de Mariana - MG
Figura 02: Perfil de elevação obtido
Ao analisar o perfil de elevação que a estudante traçou, pode-se observar que a
vertente apresenta um segmento muito acentuado, devido ao relevo daquele local.
Neste estudo de caso específico a altura da vertente apresenta 733 m, e o
comprimento 132 m. A mesma compreendeu que a morfologia e morfometria da
vertente analisada pode vir a ocorrer esses movimentos de massa.
Estudar as dinâmicas das vertentes e os perigos que circundam sua existência é
de estudo da Geografia Física, especialmente da Geomorfologia. Uma das áreas que
têm importância para a percepção de riscos é a morfologia que auxilia na melhor
compreensão das formas geométricas do relevo, como a extensão, largura, altura,
comprimento, desnivelamento e declividade (AFONSO et al., 2014)
Figura 01: Execução da atividade da aluna moradora do distrito de Monsenhor Horta, município de Mariana - MG
Perfil de elevação obtido
Considerações Finais
Mediante ao trabalho exposto, pode-se confirmar a importância do uso de
geotecnologias para o ensino-aprendizagem, como também de trazer exemplos que
interagem com a vivência dos estudantes, pois quando o assunto passa a se encaixar
no cotidiano os mesmo conseguem ter mais atenção e interação com o tema. Percebe-
se um maior interesse dos alunos, tirando dúvidas e realizando a atividade
proposta, além de manusear o programa e observando as diversas funcionalidades
que o Google Earth oferece. Evidencia-se assim que a utilização de meios
tecnológicos para o ensino, em especial o ensino em geomorfologia contribui para o
melhor entendimento, desenvolvimento e interação dos alunos com o professor
dentro da sala de aula.
Agradecimentos
Referências
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