• 14° SINAGEO – Simpósio Nacional de Geomorfologia
  • Corumbá / MS
  • 24 a 30 de Agosto de 2023

Ensino de Geografia possibilidades com Minecraft: a representação da paisagem por meio de atividades e roteiros pedagógicos

Autores

  • GUSTAVO STRAPASSONI DE SOUZAUNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁEmail: gustavo-strapassoni@hotmail.com
  • ERICSON HIDEKI HAYAKAWAUNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁEmail: ericson.geo@gmail.com
  • ÍTALO SOUSA DE SENAUNIVERSITY COLLEGE DUBLINEmail: italo.sousadesena@ucd.ie

Resumo

A Geografia é uma disciplina escolar fundamental na formação dos estudantes, pois possibilita a compreensão crítica e consciente do mundo em que vivem, quando os conhecimentos geográficos são mobilizados em suas práticas espaciais cotidianas. Para que isso aconteça, é importante considerar a participação ativa dos estudantes nas aulas de Geografia, incluindo suas experiências e vivências diárias. Nesse sentido, recursos didáticos lúdicos e interativos podem ser utilizados para relacionar os conteúdos geográficos com a realidade dos estudantes, em vista disso os jogos digitais têm se mostrado como uma estratégia eficaz ao tornar a aprendizagem dinâmica e significativa estabelecendo conexões entre os conteúdos e a realidade dos alunos, na qual os jogos se fazem amplamente presente por meio dos “espaços de afinidade” (GEE, 2003). Um dos jogos mais utilizados é o Minecraft, pois além de sua popularidade entre crianças e adolescentes, ele possui uma estrutura baseada em blocos e um sistema próprio de coordenadas X, Y e Z que possibilita estabelecer relações com a Geografia. Dessa maneira, no contexto do ensino ele configura-se como um recurso didático- pedagógico para a construção da representação e a exploração de paisagens reais em um ambiente virtual 3D. Assim, este trabalho apresenta uma pesquisa que investigará o potencial do uso do Minecraft como um recurso didático-pedagógico no ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental – EFII (1° ao 5° ano). A pesquisa apresentará atividades e/ou roteiros pedagógicos que podem ser utilizados no Minecraft para diversas áreas da Geografia, tais como, a Cartografia, a Geologia, Geomorfologia, Geografia Urbana, Geografia Agrária, entre outras áreas. Os resultados serão importantes para a reflexão sobre o uso dos jogos digitais, em especial o Minecraft no Ensino de Geografia, bem como nortear o desenvolvimento de materiais didáticos, metodologias e práticas alternativas com o uso de jogos para o ensino de Geografia.

Palavras chaves

Jogos Digitais; Recurso Pedagógico; Práticas Espaciais

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Realização

Apoio

FUNDECT CNPQ IAG Moinho Cultural Sul-Americano Prefeitura de Corumbá

Apoio Institucional