• 14° SINAGEO – Simpósio Nacional de Geomorfologia
  • Corumbá / MS
  • 24 a 30 de Agosto de 2023

O PROJETO DE EXTENSÃO “O SOLO NA ESCOLA”: USO DO ENSAIO DE EROSÃO COMO PRATICA EDUCATIVA NA CONSERVAÇÃO DO SOLO

Autores

  • KETLYN LUIZA DICKEL CSEHUNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁEmail: ketlyndickel@gmail.com
  • VANDA MOREIRA MARTINSUNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁEmail: vanda.martins@unioeste.br

Resumo

Os conteúdos sobre a conservação do solo são trabalhados no Ensino Fundamental (anos finais), na disciplina de Geografia, com o objetivo de formar cidadãos com atitudes e práticas críticas. As atividades do projeto de extensão “O solo na escola”, vinculado ao curso de Geografia/Unioeste foram propostas para divulgar o conhecimento teórico e metodológico sobre o ensino do solo, junto à comunidade escolar por meio de oficinas didáticas, com uso de práticas pedagógicas alternativas, como o “ensaio de erosão do solo”. Este ensaio foi utilizado para ensinar sobre a temática “conservação do solo” e foi construído a fim de simular e demonstrar, de forma prática e lúdica, as causas e os efeitos da erosão hídrica no solo sob diferentes condições de uso. Montagem do ensaio: selecionou- se três garrafas pet (2 litros), as quais foram cortadas e abertas longitudinalmente; as três garrafas foram colocadas na posição horizontal, assentadas sobre um suporte de madeira, com a abertura para cima e preenchidas com solo da região; na primeira delas o solo ficou exposto; na segunda, o solo foi recoberto com uma camada de folhas secas; a terceira foi recoberta com grama, simulando a vegetação. O material foi deixado sobre uma bancada sob ação da luz solar e sob monitoramento periódico para garantir o resultado positivo do ensaio. Nos atendimentos a chuva é simulada com uso de um regador construído com garrafa pet (500ml), com tampa perfurada por vários orifícios; a água escorre sobre os solos e o excesso sai pelo gargalo das garrafas, caindo dentro de recipientes. Após a simulação da chuva, a cor da água e os sedimentos carreados nas três situações são observados, destacando as causas e os efeitos socioambientais da erosão hídrica e da importância das práticas e técnicas de uso manejo e conservação do solo. O resultado da atividade na formação da consciência ambiental e cidadã só é possível quando o ensino acontece de forma prática, tornando a aprendizagem significativa.

Palavras chaves

Práticas pedagógicas; Ensino prático ; Consciência Ambiental

ARTIGO EM PDF

Realização

Apoio

FUNDECT CNPQ IAG Moinho Cultural Sul-Americano Prefeitura de Corumbá

Apoio Institucional