Autores
- KETLYN LUIZA DICKEL CSEHUNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁEmail: ketlyndickel@gmail.com
- VANDA MOREIRA MARTINSUNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁEmail: vanda.martins@unioeste.br
Resumo
Os conteúdos sobre a conservação do solo são trabalhados no Ensino Fundamental
(anos finais), na disciplina de Geografia, com o objetivo de formar cidadãos com
atitudes e práticas críticas. As atividades do projeto de extensão “O solo na
escola”, vinculado ao curso de Geografia/Unioeste foram propostas para divulgar
o conhecimento teórico e metodológico sobre o ensino do solo, junto à comunidade
escolar por meio de oficinas didáticas, com uso de práticas pedagógicas
alternativas, como o “ensaio de erosão do solo”. Este ensaio foi utilizado para
ensinar sobre a temática “conservação do solo” e foi construído a fim de simular
e demonstrar, de forma prática e lúdica, as causas e os efeitos da erosão
hídrica no solo sob diferentes condições de uso. Montagem do ensaio: selecionou-
se três garrafas pet (2 litros), as quais foram cortadas e abertas
longitudinalmente; as três garrafas foram colocadas na posição horizontal,
assentadas sobre um suporte de madeira, com a abertura para cima e preenchidas
com solo da região; na primeira delas o solo ficou exposto; na segunda, o solo
foi recoberto com uma camada de folhas secas; a terceira foi recoberta com
grama, simulando a vegetação. O material foi deixado sobre uma bancada sob ação
da luz solar e sob monitoramento periódico para garantir o resultado positivo do
ensaio. Nos atendimentos a chuva é simulada com uso de um regador construído com
garrafa pet (500ml), com tampa perfurada por vários orifícios; a água escorre
sobre os solos e o excesso sai pelo gargalo das garrafas, caindo dentro de
recipientes. Após a simulação da chuva, a cor da água e os sedimentos carreados
nas três situações são observados, destacando as causas e os efeitos
socioambientais da erosão hídrica e da importância das práticas e técnicas de
uso manejo e conservação do solo. O resultado da atividade na formação da
consciência ambiental e cidadã só é possível quando o ensino acontece de forma
prática, tornando a aprendizagem significativa.
Palavras chaves
Práticas pedagógicas; Ensino prático ; Consciência Ambiental