Autores
- LUCAS SOUZA AZEVEDOIFMG-OPEmail: luc4s.azevedo46@gmail.com
- ROSEMAR APARECIDA CARMOIFMG-OPEmail: rosemar.aparecida@yahoo.com.br
- JORNELLI DA SILVA SALITIFMG-OPEmail: jornellisalit@yahoo.com.br
- JAIRO RODRIGUES SILVAIFMG-OPEmail: jairo.rodrigues@ifmg.edu.br
- CECÍLIA FELIX ANDRADE SILVAIFMG-OPEmail: cecilia.andrade@ifmg.edu.br
Resumo
A adoção de formas inovadoras que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem
têm potencializado o entendimento dos processos geomorfológicos (CARDOSO;
SCHMIDT, 2012). A SARndbox, (REED et al. 2016) se apresenta como uma ferramenta
tecnológica ainda pouco utilizada e que integra modelos topográficos com a
interatividade em tempo real, possibilitando a criação de modelos topográficos a
partir dos materiais dispostos numa caixa de areia (SOUZA et al. 2018).
Assim, é proposta uma discussão acerca da SARndbox como uma ferramenta no ensino
de Geomorfologia. E para tal, a atividade foi realizada com estudantes do
primeiro ano do ensino médio técnico do Instituto Federal de Minas Gerais -
Campus Ouro Preto, com aplicação de questionários e utilização da ferramenta.
Na etapa antes da atividade foram feitas perguntas sobre os acontecimentos no
litoral norte do estado de São Paulo, que estava em repercussão. Após a
atividade, feita em parceria com a Fundação Gorceix, o questionário tratou de
questões mais próximas à realidade dos estudantes, como os deslizamentos
ocorridos no Morro da Forca, na cidade de Ouro Preto, e que tiveram impacto mais
direto na realidade dos estudantes.
Antes da atividade, outros fatores eram levados em consideração para a
ocorrência dos processos que ocorreram, chamando atenção para as questões
climáticas, intervenções antrópicas, que também são fatores para a ocorrência
dos deslizamentos, mas após a intervenção feita, a questão dos processos
geomorfológicos foi também inserida nas respostas, mostrando a capacidade dos
estudantes em relacionar os eventos ocorridos com o conhecimento geomorfológico.
A ferramenta por si só, é inovadora nas possibilidades de interatividade e de
realidade aumentada, mas por si só não certifica a aprendizagem do educando,
esta que precisa ser mediada pelo educador a partir da relação entre os
sujeitos, os conteúdos e as habilidades (SOUZA; VALADÃO, 2015) mas proporciona
uma experiência mais tátil e dinâmica.
Palavras chaves
SARndbox; Ensino de Geomorfologia; Novas tecnologias