• 14° SINAGEO – Simpósio Nacional de Geomorfologia
  • Corumbá / MS
  • 24 a 30 de Agosto de 2023

O uso da SARndbox no ensino de geomorfologia e na contextualização geomorfológica no município de Ouro Preto – MG - Estudo de caso

Autores

  • LUCAS SOUZA AZEVEDOIFMG-OPEmail: luc4s.azevedo46@gmail.com
  • ROSEMAR APARECIDA CARMOIFMG-OPEmail: rosemar.aparecida@yahoo.com.br
  • JORNELLI DA SILVA SALITIFMG-OPEmail: jornellisalit@yahoo.com.br
  • JAIRO RODRIGUES SILVAIFMG-OPEmail: jairo.rodrigues@ifmg.edu.br
  • CECÍLIA FELIX ANDRADE SILVAIFMG-OPEmail: cecilia.andrade@ifmg.edu.br

Resumo

A adoção de formas inovadoras que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem têm potencializado o entendimento dos processos geomorfológicos (CARDOSO; SCHMIDT, 2012). A SARndbox, (REED et al. 2016) se apresenta como uma ferramenta tecnológica ainda pouco utilizada e que integra modelos topográficos com a interatividade em tempo real, possibilitando a criação de modelos topográficos a partir dos materiais dispostos numa caixa de areia (SOUZA et al. 2018). Assim, é proposta uma discussão acerca da SARndbox como uma ferramenta no ensino de Geomorfologia. E para tal, a atividade foi realizada com estudantes do primeiro ano do ensino médio técnico do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto, com aplicação de questionários e utilização da ferramenta. Na etapa antes da atividade foram feitas perguntas sobre os acontecimentos no litoral norte do estado de São Paulo, que estava em repercussão. Após a atividade, feita em parceria com a Fundação Gorceix, o questionário tratou de questões mais próximas à realidade dos estudantes, como os deslizamentos ocorridos no Morro da Forca, na cidade de Ouro Preto, e que tiveram impacto mais direto na realidade dos estudantes. Antes da atividade, outros fatores eram levados em consideração para a ocorrência dos processos que ocorreram, chamando atenção para as questões climáticas, intervenções antrópicas, que também são fatores para a ocorrência dos deslizamentos, mas após a intervenção feita, a questão dos processos geomorfológicos foi também inserida nas respostas, mostrando a capacidade dos estudantes em relacionar os eventos ocorridos com o conhecimento geomorfológico. A ferramenta por si só, é inovadora nas possibilidades de interatividade e de realidade aumentada, mas por si só não certifica a aprendizagem do educando, esta que precisa ser mediada pelo educador a partir da relação entre os sujeitos, os conteúdos e as habilidades (SOUZA; VALADÃO, 2015) mas proporciona uma experiência mais tátil e dinâmica.

Palavras chaves

SARndbox; Ensino de Geomorfologia; Novas tecnologias

ARTIGO EM PDF

Realização

Apoio

FUNDECT CNPQ IAG Moinho Cultural Sul-Americano Prefeitura de Corumbá

Apoio Institucional