Autores
- CAROLINE VITOR LOUREIROIFCE CAMPUS DE QUIXADÁEmail: caroline.loureiro@ifce.edu.br
- LUCAS VITORIANO AZEVEDOIFCE CAMPUS DE QUIXADÁEmail: lucas.vitoriano.azevedo07@aluno.ifce.edu.br
- ANA LÚCIA MOURA ANDRADEIFCE CAMPUS DE QUIXADÁEmail: lucia.moura@ifce.edu.br
- JOÃO LUÍS SAMPAIO OLÍMPIOIFCE CAMPUS DE QUIXADÁEmail: joao.olimpio@ifce.edu.br
Resumo
O município de Quixadá, situado no Sertão Central do Ceará, juntamente com o
município de Quixeramobim, está inserido na Proposta do Projeto Geoparque Sertão
Monumental. Sua região possui uma diversidade de paisagens graníticas que
resultam em um campo de inselbergues com diferentes geoformas. Considerando tal
cenário, o curso de Licenciatura em Geografia do IFCE campus de Quixadá,
realizou sua terceira edição do Geodia, promovendo uma geotrilha no geossítio
Pedra da Galinha. Nessa perspectiva, por meio de levantamento bibliográfico e
aplicação de questionário aos participantes do evento, este estudo se propôs a
analisar como a geotrilha realizada, vem auxiliando na compreensão dos conceitos
das geociências pelos estudantes do curso. A partir da análise das respostas dos
participantes, concluímos que a atividade é de considerável relevância para a
apropriação dos conceitos referentes às geociências.
Palavras chaves
Geografia; Geodiversidade; Geoparque Sertão Monumental; Geoconservação; Inselbergues
Introdução
A Geografia caracteriza-se como uma ciência ramificada entre estudos humanos,
físicos e instrumentais, tendo como objeto de estudo o espaço geográfico.
Contudo, Campos et al. (2017) elenca que nas últimas décadas a Geografia não se
limita apenas a estudar os aspectos físicos e humanos do mundo, através das
descrições físico-naturais, populacional e econômica como fez a Geografia
Tradicional.
Na contemporaneidade a Geografia dedica-se ao estudo integrado do espaço
geográfico. Sob esta perspectiva o trabalho em campo, executado muitas vezes
como geotrilhas, constitui-se como uma importante ferramenta para o alcance de
um estudo agregador nas diferentes disciplinas que compõem o currículo dos
cursos de Licenciatura em Geografia.
Para superar esse ensino tradicional, atividades que fujam de abordagens
estáticas, descritivas e limitadas a memorização são urgentes. Tornando-se assim
necessárias práticas com metodologias que valorizem o desenvolvimento dos
aspectos cognitivos do discente e o faça pensar e refletir sobre os conteúdos
(PILETTI, 2006).
Dentre as práticas acadêmicas desenvolvidas pelo Curso de Licenciatura em
Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará -
IFCE, campus Quixadá, está a realização do Geodia, promovendo geotrilhas para os
estudantes, desde o ano de 2021, sempre no sábado posterior ao Dia da Terra.
De acordo com a Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e
Mineiro (AGeoBR), o Geodia trata-se de uma iniciativa que visa uma maior difusão
das geociências em especial para a comunidade em geral. Na concepção geográfica,
o Geodia comumente se dá atrelado a realização da atividade de campo,
apropriando-se muitas vezes das geotrilhas como forma de geoeducação que
transcende o ensino tradicional.
No IFCE Quixadá, o Geodia surge nesse contexto, como instrumento facilitador, ao
despertar novas perspectivas de ensino e aprendizado que não ocorreriam em uma
sala de aula tradicional, além de, sobretudo, divulgar as geociências e o
geopatrimônio local.
Considerando que o município de Quixadá está inserido na área da Proposta do
Projeto Geoparque Sertão Monumental, elaborada em 2019 pelo Serviço Geológico
Brasileiro (CPRM), a geodiversidade local é cenário facilitador aos estudos
geomorfológicos.
Nessa perspectiva, este estudo se propôs a analisar como a geotrilha realizada
no III Geodia da Licenciatura em Geografia do IFCE Quixadá, vem auxiliando na
compreensão dos conceitos das geociências pelos estudantes do curso.
Área de estudo
O III Geodia do IFCE foi realizado no município de Quixadá, microrregião
Sertão Central do Estado do Ceará, situado nas coordenadas geográficas 4º58'17"
latitude (S) 39º00'55" longitude (WGr), com área absoluta de 2.019,8 km² (IPECE,
2017).
O contexto geomorfológico do município encontra-se diretamente associado
à Depressão Sertaneja (IPECE, 2017) e sua geologia é caracterizada pela presença
de um corpo intrusivo granitóide circundado por rochas encaixantes com amplas
exposições do embasamento cristalino na forma de lajedos, maciços e inselbergues
(MAIA et al., 2015).
Quanto aos aspectos hidroclimáticos, é drenado quase que integralmente pela
bacia hidrográfica do Rio Banabuiú e possui clima tropical quente semiárido com
temperaturas médias de 26° a 28°C, dispondo de pluviosidade anual de 838,1 mm e
período chuvoso de fevereiro a março (IPECE, 2017).
O município de Quixadá, juntamente com o município de Quixeramobim, compõem o
território da Proposta Projeto Geoparque Sertão Monumental, abrigando dois
geossítios de relevância internacional, onze sítios de relevância nacional e
sete sítios de relevância local/regional, compostos por paisagens graníticas
onde se destacam inselbergues de diferentes tipos e tamanhos (FREITAS et al.,
2019).
Essas características tornam produtivas as práticas de ensino-aprendizagem que
utilizam do local para ampliar as vivências de estudantes.
Material e métodos
A presente pesquisa constituiu-se mediante levantamento bibliográfico nas
plataformas de periódicos científicos e em sites oficiais, à exemplo, Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, Instituto de Pesquisa e Estratégia
Econômica do Ceará - IPECE e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional - IPHAN.
A fim de avaliar as contribuições da geotrilha realizada no III Geodia do IFCE
Quixadá enquanto mecanismo facilitador dos conceitos das geociências, fez-se a
aplicação de questionários aos participantes da atividade. Foram abordadas as
seguintes questões: 1. Você já havia participado de geotrilhas?; 2. Já
participou de algum Geodia?; 3. Que elementos da Geodiversidade você se
apropriou neste Geodia?; 4. O Geodia auxiliou na compreensão dos conceitos
trabalhados em sala?; 5. Quanto o Geodia contribuiu para a compreensão dos
elementos da Geodiversidade da região ? (Solos, rochas, relevo e Hidrografia).
Os conceitos trabalhados e pertinentes à compreensão do estudo foram
Geodiversidade, Geodia e Geotrilha, conforme descritos a seguir.
Geodiversidade
A geodiversidade pode ser definida como a variedade natural de feições
geológicas, geomorfológicas, pedológicas e das águas, ou seja, uma variedade de
elementos geológicos que servem de suporte à vida e de substrato ao
desenvolvimento humano (MANSUR, 2018).
Para Gray (2004) é o equivalente abiótico da biodiversidade, composta, portanto,
pelas rochas, relevo, solos e recursos hídricos.Esses elementos combinados ou
isoladamente, são registros dos processos evolutivos geológicos, geomorfológicos
e pedológicos, o que torna sua preservação inquestionável.
É relevante, portanto, não apenas a preservação dos elementos não minerais, mas
os processos naturais decorrentes presentes que originam novos testemunhos
(BRILHA, 2005). Por tal relevância, locais com afloramentos únicos, formações
geológicas, estilo de deformação e outros elementos geológicos de indubitável
valor científico e ocorrência restrita, são classificados como património
geológico (MANSUR, 2018), ou como mais recentemente utilizado, geopatrimônio
(RODRIGUES; FONSECA, 2008).
Geodia
Os recursos educativos compreendem uma diversidade de instrumentos e métodos
pedagógicos que viabilizam a educação. Contemplam diferentes possibilidades de
aprendizagem em ambientes formais e não formais, para públicos diversos.
O Geodia adentra este espectro como um conjunto de atividade anuais que buscam
auxiliar a difusão de conhecimento das geociências, onde dentre tais encontra-se
a Geografia.
Trata-se de uma iniciativa da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio
Geológico e Mineiro (AGeoBR), da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), da
Associação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO) e do Serviço Geológico do Brasil
(CPRM), para promover a divulgação das geociências. O evento tem inspiração no
similar espanhol chamado Geolodía, tendo sua ocorrência no mês de abril cada
ano.
Para o curso de Licenciatura em Geografia do IFCE Quixadá, o Geodia tornou-se
uma importante ferramenta para a difusão dos conhecimentos geográficos,
sobretudo no âmbito das disciplinas da geografia física, como, à exemplo, a
Geomorfologia, disciplina voltada para estudo integrado dos relevos que
compõem a superfície terrestre.
Geotrilha
Couto (2005) apud Moreira (2014) ao se referir a trilhas educativas e
interpretativas com grande geodiversidade, às denomina como geotrilhas.
Pautados nessa denominação, nomeamos de geotrilha a trilha executada no III
Geodia do IFCE Quixadá por ter sido realizada no entorno de um dos geossítios da
Proposta Projeto Geoparque Sertão Monumental, o Geossítio Pedra da Galinha, e
por ter como temas abordados, os elementos da geodiversidade: rochas, solos,
hidrografia e relevo.
O percurso da geotrilha foi elaborado buscando percorrer pontos que
exemplificassem os elementos da geodiversidade local: composição mineralógica
das rochas, formação dos inselbergues, solos representativos e hidrografia
característica.
Resultado e discussão
A experiência do Geodia: uma geotrilha nas mediações do Açude Cedro, município
de Quixadá.
A terceira edição do Geodia do IFCE Quixadá foi realizada com 24 participantes,
sendo 20 estudantes do Curso de Licenciatura em Geografia do IFCE Quixadá de
diferentes semestres e 04 estudantes da comunidade externa.
A atividade foi organizada e promovida pelo pelo curso de Licenciatura em
Geografia, especificamente por docentes e discentes do Núcleo de Estudos
Integrados em Geografia Ambiental, Geodiversidade e Geoinformação (NIGEO),
laboratório e grupo de estudos pertencentes ao referido curso.
O III Geodia ocorreu no dia 29 de abril de 2023 como uma atividade do Programa
de Extensão do IFCE Quixadá: Geoparque Sertão Monumental.
A geotrilha do III Geodia teve como finalidade: promover a integração dos
participantes com o meio ambiente; promover, através dos conceitos abordados, a
valoração do patrimônio geológico; oferecer ferramentas capazes de formar
sujeitos críticos e cientes dos recursos naturais e sua escassez; realizar
práticas de ensino-aprendizagens fora da sala de aula; e promover a Proposta do
projeto Geoparque Sertão Monumental.
Para melhor desempenho da atividade, um roteiro didático foi criado visando
pontos estratégicos onde os seguintes aspectos foram considerados para um
trabalho mais eficiente: localização, diversidade litológica e geomorfológica ,
locais que relacionam valores bióticos, históricos, sociais, culturais e
econômicos, a acessibilidade e segurança dos participantes.
Diante disso, seis pontos nas mediações do Açude Cedro, sendo eles: a entrada do
Açude Cedro; a Gruta do templo; o Geossítio Pedra da Galinha Choca; Parede
Principal do Açude Cedro; Vista do Açude Cedro e Rochas e solos da região
(Figura 01).
O primeiro ponto da geotrilha, corresponde a entrada do Açude Cedro, localizado
no entorno do Geossítio Pedra da Galinha. No local é possível observar o antigo
sangradouro projetado para o Açude e os galpões que abrigavam as oficinas
utilizadas na época de sua construção.
Este ponto inicial teve como objetivo introduzir os alunos nas temáticas que
circundam a criação deste Açude concluído em 1906 e que foi uma das primeiras
obras de combate à seca realizadas pelo Governo Brasileiro aspectos históricos
de sua criação (IBGE, 2023), assim como trabalhar os aspectos climáticos e da
vegetação características ao ambiente.
O segundo ponto foi a Gruta do Templo, uma gruta resultante do caos de blocos
provenientes dos inselbergues que compõem a paisagem. O local é ocupado pela
Igreja Assembleia de Deus onde realiza-se cultos e orações, possuindo uma
infraestrutura adaptada a essas atividades.
O terceiro ponto foi o Geossítio Pedra da Galinha. Trata-se de uma geoforma em
um inselbergue semelhante a uma galinha com feições predominantes de
fraturamento no corpo rochoso e colapso de blocos no talude (MAIA e NASCIMENTO,
2018).
No segundo e terceiro pontos foi possível discutir os elementos da geologia e
geomorfologia que compõem a região de Quixadá, bem como os processos geradores
da paisagem (erosão e intemperismo).
O quarto ponto foi a Parede principal do Açude Cedro, construída quase que
totalmente pelos blocos de granito extraídos no local e com coroamento
trabalhado em ferro produzido na Escócia (IPHAN, 2023).
O quinto ponto, Vista do Açude Cedro, foi realizado no Restaurante Peixada
Imperial, prédio que no período de construção do Açude serviu ao Departamento
Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS.
Neste ponto, a vista que permite visualizar a Serra do Estevão onde se situam as
nascentes do Rio Sitiá, bacia hidrográfica da qual faz parte o Açude Cedro,
foram abordados os aspectos hídricos do Ceará, sobretudo da referida bacia.
O último ponto, Rochas e relevo da região, foi realizado na via que dá acesso à
Parede principal do Açude Cedro. O corte existente na estrada permite a
visualização de perfis de solo e rochas originárias, permitindo, assim, as
discussões sobre esses elementos.
Na Figura 2 é possível observar uma síntese representativa dos pontos visitados
da geotrilha:
A análise das respostas do questionário enviado aos estudantes de geografia
participantes da geotrilha, revelou que 12 alunos (60% dos participantes) nunca
haviam participado de uma geotrilha, enquanto que 08 alunos já haviam tido esta
experiência educativa. Ressalta-se que a experiência anterior deste público se
refere à participação da geotrilha do II Geodia, ocorrido no ano de 2022, também
promovido pela Licenciatura em Geografia do IFCE Quixadá.
Quando perguntados sobre os os conceitos das geociências que puderam se
apropriar na Geotrilha do III Geodia, considerando que poderiam marcar mais de
um item, os participantes demonstraram que o conceito de Rochas foi o mais
apropriado por eles (Gráfico 1).
No que se refere à pergunta “O Geodia auxiliou na compreensão dos conceitos das
geociências trabalhados em sala? (Em uma escala de 1 a 5, onde 1 representa
menor concordância e 5 maior concordância)”, 15 participantes (75% dos
entrevistados) responderam valor 5, enquanto que 04 participantes responderam
valor 04, e apenas 01 participante respondeu valor 03.
Em relação à pergunta "Quanto o Geodia contribuiu para a compreensão dos
elementos da Geodiversidade da região? (solos, rochas, relevo e hidrografia)”,
15 participantes (75% dos entrevistados) afirmaram ser Muito relevante e 05
participantes responderam ser Relevante.
Mapa do percurso da geotrilha executada no III Geodia do IFCE Quixadá. Fonte: Olímpio, 2023.
Cartograma da Síntese representativa dos pontos visitados durante o III Geodia do IFCE Quixadá. Fonte: Andrade, 2023.
Respostas dos participantes para a pergunta "Que conceitos das geociências você se apropriou neste Geodia?”. Fonte: Elaborado pelos autores.
Considerações Finais
No ano 2010, Quixadá, devido ao campo de inselbergues situado no município com
significativa exuberância, tornou-se membro da Associação Internacional das
Montanhas Famosas (World Famous Mountains Association - WFMA).
Já no ano de 2019, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), após minucioso
levantamento científico, publicou a Proposta do Projeto Geoparque Sertão
Monumental, objetivando a geoconservação dos inselbergues de Quixadá e
Quixeramobim.
Tais títulos e estudos, juntamente com aqueles realizados pela comunidade
científica em geral, à exemplo Maial et al. (2015), Maia e Nascimento (2018),
Olímpio et al. (2021) e Sales et al. (2022), exaltam o potencial da geodiversidade
do município de Quixadá.
A partir da análise das respostas dos participantes da geotrilha realizada no III
Geodia do IFCE Quixadá, concluímos que a atividade é de considerável relevância
para a apropriação dos conceitos referentes às geociências.
Ademais, consideramos o Geossítio Pedra da Galinha, uma potencial “sala de aula”
para as geociências, sobretudo quando realizadas geotrilhas pautadas nos elementos
da geodiversidade.
Agradecimentos
Agradecemos à equipe do Programa de extensão Geoparque Sertão Monumental e ao
Núcleo de Estudos Integrados em Geografia Ambiental, Geodiversidade e
Geoinformação, ambos do Instituto Federal do Ceará, campus de Quixadá.
Referências
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