Autores
- GABRIELA TEIXEIRA RAPOSAUNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃOEmail: gabrielaraposo01@gmail.com
- QUÉSIA DUARTE DA SILVAUNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃOEmail: quesiasilva@professor.uema.br
Resumo
O objetivo deste trabalho foi investigar estudos publicados que abordam o trabalho
de campo no ensino de Geomorfologia no ensino fundamental anos finais, com o intuito
de compreender a importância que tem se dado a essa temática nesta etapa da educação
básica. O trabalho de campo, também conhecido como campo, trabalho geográfico de
campo (NEVES, 2010), expedições de aulas de campo (ALENTEJANO; ROCHA-LEÃO, 2006;
LUERCE, 2022), pesquisa de campo, excursão geográfica, excursão didática, ida ao
campo e estudo do meio (OLIVEIRA, 2010) ainda é considerado como uma importante e
efetiva prática pedagógica (CAVALCANTI, 2011) para ensinar Geomorfologia,
possibilitando que os alunos sejam protagonistas na investigação científica e
permitindo o reconhecimento dos elementos ao seu redor, relacionando-os aos
conhecimentos teóricos previamente obtidos. Para o alcance do objetivo do trabalho
foram analisados 43 artigos, 2 monografias, 2 teses, 3 resumos de evento, entre os
anos de 2000 e 2023, com fichamento de dados relacionados à autoria, tipo de
manuscrito, metodologia utilizada e a qual público o trabalho se insere. Das
pesquisas levantadas, apenas 14% relatam trabalhos de campo voltados para o Ensino
Fundamental, 6% para o ensino fundamental e médio e 4% voltados para o ensino geral.
A maioria dos estudos (68%) não relata o método de observação utilizado,
dificultando a reprodução dessas experiências didáticas. A maioria dos documentos
analisados apresentou características que atendem às orientações da BNCC, buscando
em uma mesma aula de campo abordar conhecimentos diversos além do relevo, sendo este
um aspecto muito positivo. Considerando o total de trabalhos analisados e os
resultados identificados, defende-se que para o período analisado, poucas
publicações foram produzidas sobre o tema no nível de ensino em questão, indicando
pouco interesse por uma temática tão importante ou falta de registro das ações
realizadas pelos docentes no ambiente escolar.
Palavras chaves
Trabalho de campo; Ensino de Geomorfologia; Ensino Fundamental Anos F