Autores
- ANA CAROLINA TARGINOUNESP/FCTEmail: carolina.targino@unesp.br
- ANA LAURA NAVES SILVAUNESP/FCTEmail: ana.naves@unesp.br
- PATRÍCIA INAGUEUNESP/FCTEmail: patricia.inague@unesp.br
- NAYARA RODRIGUES SILVAUNESP/FCTEmail: nayara.rodrigues@unesp.br
Resumo
O ensino das geociências tem se tornado cada vez mais importante na
atualidade, dado ao mundo cada vez mais conectado e com suas relações mais
aprofundadas. É certo de que com as novas tecnologias e perfil dos alunos diante
desse contato, se faz necessário um avanço nos métodos de ensino.
A metodologia no ensinar necessita de pesquisas e diferentes abordagens, com o
objetivo de captar a atenção do aluno nas diversas temáticas apresentadas ao
decorrer de seus anos no trilhar do saber.
Visando o estudo de novas práticas no ensino das geociências e futuros
resultados, temos como campo de pesquisa a FCT- Unesp o Laboratório de Geologia,
Geomorfologia e Recursos Hídricos; nele se tem instalado uma tecnologia chamada
“SANDBOX” que foca num ensino lúdico onde os alunos ao tocar na mesma tem como
resultado uma simulação de criação de relevos, bacias hidrográficas e, com isso
obter uma nova perspectiva da temática, atrelando e auxiliando no ensino feito
em sala de aula.
O atual trabalho visa essa aplicação e análise da utilização de tecnologias no
ensino em Geologia, para que sirva de base para futuras propostas e pesquisas
focando no ensino, assim podendo oferecer aos alunos modos lúdicos e que
captem sua atenção.
Palavras chaves
Ensino de geografia; SANDBOX; Tecnologias