Autores
- GUSTAVO STRAPASSONI DE SOUZAUNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁEmail: gstrapassoni816@gmail.com
- VANDA MOREIRA MARTINSUNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁEmail: vanda.martins@unioeste.br
- MATEUS MARCHESAN PIRESUNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁEmail: mateuspiresgeo@gmail.com
Resumo
A relação entre o ser humano e o solo é complexa e, perpassa a sua história e
cultura. Por um lado, dependemos do solo para nossa sobrevivência, mas, por
outro, a ação humana muitas vezes o explora indiscriminadamente em busca de
lucro. Nesse contexto, o ensino do solo na educação básica desempenha um papel
crucial. Por meio dele, podemos desenvolver pensamentos que considerem a relação
desequilibrada entre o homem e o meio ambiente, tomando atitudes conscientes em
relação a esse recurso natural. Assim, este trabalho buscou identificar os
conteúdos "solo" presentes no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) na
BNCC, na PPC (anos iniciais) e nos livros didáticos (anos finais) das disciplinas
de Ciências e de Geografia. Investigou-se, também, como esses conteúdos são
abordados, revelando que as disciplinas de Ciências e Geografia trabalham o solo,
numa perspectiva socioambiental, de forma holística e interconectada.
Palavras chaves
Educação básica; Currículo escolar; Ciência do Solo; Objetivos de aprendizagem; Sociedade e Meio Ambiente
Introdução
O solo é um recurso natural vital para a existência e a perpetuação da vida no
planeta Terra, pois, exerce influência sobre os diferentes ecossistemas
terrestres como fonte de nutrientes, alimentos e abrigo para os seres vivos. Para
os seres humanos, além de ser fonte de alimentos, ele é a base de sustentação das
atividades socioeconômicas. Sobre ele, construímos nossas casas, prédios, ruas
etc. e, por isso, o solo é fundamental para a nossa existência e sobrevivência.
Entretanto, os solos são finitos, isto é, leva-se um tempo indefinido para
formar uma pequena quantidade de solo, que pode ser destruída em meses ou poucos
anos, em função da degradação causada pela ação antrópica. Como afirma Lima
(2005), “o solo é passível de ser degradado em função do uso inadequado pelo ser
humano, acarretando interferências negativas no equilíbrio ambiental e diminuindo
drasticamente a qualidade de vida nos ecossistemas, principalmente nos sistemas
agrícolas e urbanos” (LIMA, 2005, p. 383).
Assim, sendo um recurso natural tão útil e vulnerável, o solo requer uma
abordagem responsável e sustentável em relação ao seu uso e conservação. Neste
sentido, como destacado por Muggler et al. (2006), é essencial desenvolver e
promover a sensibilização das pessoas em relação ao solo. Logo, o ensino do solo
é imprescindível para a formação da cidadania e da consciência ambiental, ao
refletir sobre o uso e ocupação dos ambientes a partir da relação desequilibrada
do homem com o meio e o solo.
Na Educação Básica, o tema “solo” se faz presente nos documentos curriculares
oficiais. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tanto o tema, quanto os
conteúdos “solo” estão relacionados aos componentes curriculares de Ciências e
Geografia. Assim, este trabalho apresenta os resultados parciais de pesquisas
realizadas entre aos anos de 2021 e 2023. O objetivo principal foi identificar e
levantar os conteúdos sobre o tema “solo” presentes na BNCC do Ensino Fundamental
– anos iniciais (EFI) e finais (EFII), nos componentes curriculares de Ciências e
Geografia. Além disso, buscou-se averiguar também a Proposta Pedagógica
Curricular (PPC) da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), que é o
documento curricular oficial para a Educação Infantil e EFI da rede pública
municipal da área de abrangência da AMOP, no estado do Paraná.
Um terceiro objetivo foi analisar os livros didáticos de Ciências e Geografia de
todos os anos (6°, 7°, 8° e 9°) do EFI em relação aos temas, conteúdos e
conceitos relacionados ao “solo”. Com isso, espera-se que este trabalho contribua
para a reflexão sobre o ensino do solo na Educação Básica, fornecendo subsídios
para o aprimoramento das práticas pedagógicas nessa área do conhecimento.
Material e métodos
1. Métodos
Esse estudo consistiu em um levantamento sistemático de dados sobre os temas e
conteúdos relacionados ao “solo” no Ensino Fundamental nos componentes
curriculares de Ciências e de Geografia.
1.1. Ensino Fundamental Anos Iniciais
Com relação ao EFI realizou-se a utilização de dois documentos para identificação
e levantamento dos conteúdos relacionados ao ensino do “solo”, sendo eles a BNCC
e o currículo da AMOP. Foram identificadas e levantadas as habilidades (BNCC) e
os objetivos de aprendizagem (PPC) relacionadas ao ensino do solo.
1.2. Ensino Fundamental Anos Finais
Para identificação e levantamento dos conteúdos relacionados ao ensino do “solo”
no EFII, utilizou-se como referência a BNCC e os livros didáticos, com os mesmos
critérios utilizados na análise dos anos iniciais. Foram analisados os livros
didáticos de Ciências e de Geografia do EFII (6°, 7°, 8° e 9° ano), totalizando
13 coleções, sendo oito de Ciências e cinco de Geografia, com exemplares de todos
os anos do EFII. O número total de livros didáticos selecionados e analisados foi
de 52, sendo 32 livros de Ciências e 20 de Geografia.
O objetivo foi verificar quais temas e conteúdos sobre os solos estão presentes.
Para avaliar as coleções, dada a quantidade de conteúdos e informações, adotou-se
como critério contabilizar o número de páginas que abordam esse tema específico
(SANTOS, 2011; VICENTE & BERTHOLOTO, 2020).
Para a escolha desses livros didáticos tomou-se como referência a indicação no
catálogo do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020 e pela
disponibilidade e acessibilidade dos materiais no formato Online. As coleções
selecionadas compõem o catálogo do PNLD para o período de 2020 a 2023, sendo
essas obras utilizadas na Educação Básica neste período. O catálogo do PNLD
especificamente é composto de 12 coleções de livros didáticos, cada uma das
coleções tem um livro didático para cada ano. Os livros no formato físico foram
buscados na biblioteca do Laboratório de Ensino de Geografia (LEG) do curso de
Licenciatura em Geografia (Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon – PR) e na
web, por meio de sites que disponibilizam gratuitamente livros em formato pdf.
Todos os livros didáticos utilizados neste trabalho foram exemplares destinados
ao professor.
Resultado e discussão
3. Resultados e discussões
A pesquisa sobre a presença dos conteúdos relacionados ao "solo" na BNCC, na PPC
e nos livros didáticos revelou que o solo é objeto de estudo dos componentes
curriculares de Ciências e Geografia.
3.1. Ensino Fundamental I - Ciências
Na BNCC, o termo “solo” é mencionado logo na introdução do componente curricular
de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental, conforme destacado a seguir:
Nos anos iniciais, as crianças já se envolvem com uma série de objetos, materiais
e fenômenos em sua vivência diária e na relação com o entorno. Tais experiências
são o ponto de partida para possibilitar a construção das primeiras noções sobre
os materiais, seus usos e suas propriedades [...] espera-se também que os alunos
possam reconhecer a importância, por exemplo, da água, em seus diferentes
estados, para a agricultura, o clima, a conservação do solo, a geração de energia
elétrica, a qualidade do ar atmosférico e o equilíbrio dos ecossistemas (BRASIL,
2018, p.325).
De acordo com as orientações da BNCC, o solo é um tema indicado desde os anos
iniciais, pois na tenra idade a criança já é sensibilizada sobre a relevância
desse recurso para o ser humano e do meio ambiente. Essa abordagem é respaldada
pelas seguintes habilidades:
EF03CI09 - Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em
características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade
etc. (BRASIL, 2018 p.337);
EF03CI10 - Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de
materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para
a agricultura e para a vida (BRASIL, 2018 p.337);
EF05CI03 - Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura
vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos
de água e da qualidade do ar atmosférico (BRASIL, 2018 p.341).
Como constata-se nessas habilidades, nos anos iniciais, recomenda-se que a partir
do espaço de vivência das crianças - o próprio entorno da escola - o professor
poderá estimular a percepção com relação ao solo, buscando, de forma conjunta com
os estudantes, olhar para as diferentes características, utilizando-se de alguns
dos órgãos do sentido: visão para cor, tato para a textura, olfato para o cheiro,
além da audição e do paladar quando for viável e necessário.
Figura 1
Por conseguinte, na PPC da AMOP são estabelecidos os seguintes objetivos de
aprendizagem complementam algumas das unidades temáticas da BNCC, relacionados às
unidades temáticas "Matéria e Energia" e “Vida e Evolução”.
3.2. Ensino Fundamental I - Geografia
No componente curricular de Geografia nos anos iniciais da BNCC, é enfatizada a
importância de estabelecer “relações entre conceitos e fatos que permitam o
conhecimento da dinâmica do meio físico, social, econômico e político” (BRASIL,
2018 p. 368). Nesse contexto, o "solo" na Geografia deve ser abordado
considerando suas relações com outros elementos da paisagem, como clima, relevo,
vegetação, ocupação do espaço e suas dimensões políticas, sociais, econômicas e
ambientais. Essas inter-relações são fundamentais para compreender as dinâmicas
espaciais e as interações entre a sociedade e o meio ambiente.
Essa abordagem geográfica, conforme destacado por Morais (2013), contribui para
formar cidadãos críticos e conscientes de sua atuação no meio em que vivem.
Assim, permite que os estudantes compreendam e reflitam sobre as implicações das
temáticas físico-naturais no contexto geográfico e suas repercussões na
sociedade.
Dessa forma, o ensino do solo na Geografia, busca desenvolver nos estudantes uma
consciência sobre a importância desse elemento como componente fundamental da
paisagem, essencial para a existência e perpetuação da vida, conforme indicado na
seguinte habilidade da BNCC: “EF02GE11 - Reconhecer a importância do solo e da
água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de
materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da
cidade e do campo” (BRASIL, 2018, p. 373).
Figura 2
Na PPC, por sua vez, procurou-se relacionar o solo em uma escala mais próxima do
estudante, como seu uso na cidade ou no bairro, destacando o impacto das ações
humanas e as consequências ambientais dessas ações sob uma perspectiva
socioambiental, conforme Quadro 2.
3.3. Ensino Fundamental II – Ciências e Geografia
No estudo do solo no componente curricular de Ciências do EFII, é enfatizada a
importância dos ciclos biogeoquímicos, das esferas terrestres, do interior do
planeta, a dinâmica do clima e de como esses elementos impactam a vida na Terra.
O objetivo é permitir que os estudantes desenvolvam uma visão sistêmica do
planeta, baseada em princípios da sustentabilidade socioambiental (BRASIL, 2018).
Já em Geografia, conforme estabelecido pela BNCC, o objetivo é proporcionar uma
ampliação das perspectivas e das variáveis, tanto no aspecto espacial quanto
temporal. Essa abordagem permite que os estudantes identifiquem, comparem e
compreendam o mundo, os espaços e as paisagens de forma mais detalhada, complexa
e crítica (BRASIL, 2018). Dessa forma, o ensino do solo no EFII desempenha um
papel fundamental para ampliar as perspectivas e a escala das relações e inter-
relações que envolvem esse recurso natural, conforme destacado anteriormente no
item 3.2.
Os resultados da pesquisa e identificação das habilidades esperadas para todos os
estudantes nos componentes curriculares de Ciências e Geografia, com relação ao
solo, são apresentados a seguir:
(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem,
à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à
temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna
específicas (BRASIL, 2018 p. 347).
(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações
vegetais (BRASIL, 2018 p. 385).
(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras,
terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de
irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e
desvantagens em diferentes épocas e lugares (BRASIL, 2018 p. 385).
Portanto, no componente curricular de Ciências, a palavra "solo" aparece
diretamente apenas uma vez, por meio da habilidade EF07CI07, e no componente
curricular de Geografia foram identificadas duas habilidades relacionadas ao
ensino do solo.
Por meio da análise nos livros didáticos, foram obtidos alguns resultados em
relação à quantidade e aos conteúdos abordados em cada série do EFII. Conforme
apresentado no Quadro 3, os conteúdos relacionados ao solo estão
predominantemente no 6º ano de Ciências (EFII). No entanto, é importante
ressaltar que esses temas e conteúdos foram encontrados em apenas 4 dos 8 livros
do 6º ano (de Ciências).
Figura 3
Como observado, a partir do recorte de conteúdos feito na pesquisa, o tema “solo”
é abordado em diversos conteúdos. Em Ciências são abordados aspectos como a
origem e formação dos solos, suas propriedades físicas, químicas e biológicas,
sua importância para a vida na Terra e a relação entre o solo e os seres vivos.
Além disso, destaca-se a relevância da preservação do solo para a manutenção da
biodiversidade e da qualidade de vida.
Por outro lado, em Geografia, esses temas e conteúdos relacionados ao solo estão
mais diversificados e distribuídos ao longo de todos os anos do EFII. São
abordados tópicos como a origem e formação do solo, sua distribuição no espaço
geográfico, as diferentes formas de apropriação e ocupação do espaço urbano e
rural, bem como questões relacionadas à importância, preservação e degradação do
solo.
Considerações Finais
Foi possível constatar que na BNCC, no componente curricular de Ciências - anos
iniciais, os conteúdos relacionados ao "solo" devem ser abordados a partir do
ambiente diário de vivência das crianças, com o objetivo de construir suas
primeiras noções sobre os usos, propriedades e a importância da conservação desse
elemento natural. Já nos anos finais, embora a BNCC enfatize uma visão mais
sistêmica do planeta, as habilidades não expressam o "solo". Essa lacuna é
refletida nos livros didáticos.
No componente curricular de Geografia, tanto nos anos iniciais quanto nos finais
verificou-se a importância de abordagem do "solo" em suas inter-relações com os
outros elementos que compõem a paisagem, que são essenciais para a compreensão
das dinâmicas espaciais e das interações entre a sociedade e o meio ambiente.
Além disso, foi constatada nos anos iniciais, tanto em Ciências quanto em
Geografia, uma complementaridade entre a PPC e a BNCC. Essa integração
proporciona uma visão mais abrangente e contextualizada do ensino do solo.
Portanto, conclui-se que o ensino do "solo" no Ensino Fundamental proporciona uma
visão mais holística e interconectada do mundo ao seu redor. Seu objetivo é
desenvolver uma consciência socioambiental, que capacite os estudantes de agir de
maneira ética, responsável e autônoma em relação ao “solo”, visando promover
ações sustentáveis para preservar e conservar o solo, garantindo a qualidade de
vida das gerações presentes e futuras.
Agradecimentos
Agradeço à PRPPG da UNIOESTE pela oportunidade de ingressar e participar no programa
de iniciação científica, por meio dos editais PIC/PIBIC-AF e à Unioeste-Reitoria
pela bolsa, que possibilitaram o desenvolvimento deste trabalho.
Referências
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LIMA, M. R. O solo no ensino de ciências no nível fundamental. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 383-394, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132005000300004.
MORAIS, E. M. B. As temáticas físico-naturais como conteúdo de ensino da Geografia Escolar. In: CAVALCANTI, L. S. Temas da geografia na escola básica. 1ª Ed. Campinas: Papirus, 2013.
MUGGLER, C. C., Pinto Sobrinho, F. A.; Machado, V. A. Educação em Solos: princípios, teoria e métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.30, n.4, p. 733-740, 2006. DOI: 10.1590/S0100-06832006000400014
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VICENTE, M. C.; BERTHOLOTO, D. M. O ensino de solos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem baseada em livros didáticos de Ciências após aprovação da Base Nacional Comum Curricular. Revista Educação Pública, v. 20, n. 39, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/39/o-ensino-de-solos-nos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental-uma-abordagem-baseada-em-livros-didaticos-de-ciencias-apos-aprovacao-da-base-nacional-comum-curricular. Acesso em: 15 mar. 2023.