ANAIS: Geomorfologia e ensino
Nº | Título | Autores |
---|---|---|
115 | A AULA DE CAMPO NA SERRA DO TEPEQUÉM - AMAJARI/RORAIMA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE GEOMORFOLOGIA | MÁRCIA TEIXEIRA FALCÃO (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA - UERR) Francisleile Lima Nascimento (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA - UERR) THAÍS BRITO CHACON (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA - UERR) MARIA DAS NEVES MAGALHÃES PINHEIRO (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA - UERR) |
93 | A GEOLOGIA/GEOMORFOLOGIA COSTEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: POR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CONTEXTUALIZADA | MARCOS PAULO NOVAIS SOUZA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) |
596 | A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA: O ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA GEOMORFOLOGIA ESTRUTURAL | ISABELA MELO SANTOS DE (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) |
381 | A PESQUISA PARTICIPANTE NO ENSINO DE NOÇÕES GEOMORFOLOGICAS - UMA EXPERIÊNCIA NO ALTO RIO NEGRO POLÓ NHENGATU - CUCUÍ/SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA - AM | LUCIANA MUNIZ (UFAM) IVANI FARIA (UFAM) |
355 | A prática de ensino em geomorfologia na formação inicial do professor de geografia | DARLAN DA CONCEIÇÃO NEVES (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ) BISMARQUE LOPES PINTO (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) TEREZA GENOVEVA NASCIMENTO TOREZANI FONTES (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ) |
436 | A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: “TABULEIRO GEOMORFOLÓGICO: DESCOBRINDO O RELEVO” | TATIANE SILVA (UFU/FACIP) ISABELA LIMA (UFU/FACIP) |
405 | A utilização do Google Earth na produção de material didático no ensino de geomorfologia para geografia | BARBARA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA (UERJ/FFP) |
547 | A UTILIZAÇÃO DO JORNAL COMO INSTRUMENTO DE REIVINDICAÇÃO PARA MORADORES EM ÁREAS DE RISCO, MANAUS - AM. | LILA SÍGRID LEMOS MACENA (INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA - INPA) REINALDO CORRÊA COSTA (INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA - INPA) |
373 | Abordagens do Ensino de Geomorfologia no Ensino Básico | APRIGIO DOMINGOS DOS SANTOS NETO (URCA) |
60 | Aula de campo e Maquete: procedimentos didáticos para o ensino de Geomorfologia na escola básica | BISMARQUE LOPES PINTO (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) DARLAN DA CONCEIÇÃO NEVES (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ) SIMONE SANTOS DE OLIVEIRA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) RAUL REIS AMORIM (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) |
382 | COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA NA CONSTITUIÇÃO DAS PAISAGENS DIFERENCIADAS DO NORTE DO ESTADO DO CEARÁ: RELATO DE CAMPO. | JOSE MARCOS DUARTE RODRIGUES (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA) ERNANE CORTEZ LIMA (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA) |
362 | DISCUSSÃO CRÍTICA SOBRE O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA | DAIANE FERREIRA BATISTA (UFG) DIONYS FABRÍCIO SOARES FRANCO (UFG) JOÃO BATISTA PEREIRA CABRAL (UFG) VILSON SOUSA QUEIROZ JÚNIOR (UFG) |
477 | ENSINO DE GEOMORFOLOGIA A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS ADOTADAS NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO CEDERJ/UERJ | ANICE ESTEVES AFONSO (DGEO/FFP/UERJ) TELMA MENDES SILVA (DEPTO. GEOGRAFIA/UFRJ) |
279 | Entre os altos e baixos do livro didático: a Antártica não é plana. | PAOLA DA COSTA SILVEIRA (UFRGS) CARINA PETSCH (UFRGS) JEFFERSON CARDIA SIMÕES (UFRGS) |
470 | ESTUDO DA PAISAGEM DA SERRA DO TEPEQUÉM: METODOLOGIAS LÚDICAS | ELIZABETE NASCIMENTO (PPG-GEO-UFRR) LUIZA BESERRA NETA (UFRR) |
227 | Estudo integrado da Bacia do Coreaú (CE): UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA | MARCELIA VIEIRA TORRES (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) JOSÉ FALCÃO SOBRINHO (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) |
462 | GEOMORFOLOGIA E ENSINO: A INSERÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA TRABALHAR O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | NATÁLIA NERY (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) GUSTAVO LIBERATO (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) |
195 | O ensino da geomorfologia do semiárido na geografia escolar | DARLAN DA CONCEIÇÃO NEVES (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ) BISMARQUE LOPES PINTO (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) GUSTAVO BARRETO FRANCO (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) |
603 | O ENSINO DA GEOMORFOLOGIA NAS ESCOLAS: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA | DIEGO REBOUÇAS COSTA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) PAULO ROBERTO SANTANA OLIVEIRA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) DEORGIA TAYANE MENDES SOUZA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ISRAEL DE OLIVEIRA JUNIOR (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) |
494 | O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA ATRAVES DE JOGOS VIRTUAIS | SILVANIO SILVA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA) JONATHAN ALVES (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA) |
624 | O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA ATRAVÉS DE JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS- GEOMORFOQUIZZ | GUSTAVO LIBERATO (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA) SILVANIO SILVA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA) LEDA MIYAZAKI (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA) |
595 | O RELEVO, A CARTOGRAFIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA: a maquete e representação plana do relevo no ensino fundamental | MARIA JANE KELY M. RODRIGUES (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS) MABELY CARLOS DA SILVA CURVELO (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS) LARISSA GÉSSYCAFERREIRA DE A. PINTO (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS) DENIZE DOS SANTOS PONTES (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS) |
471 | O USO DO TRABALHO DE CAMPO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO DE GEOMORFOLOGIA COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO SESI-MARINGÁ-PR | RODRIGO BATISTA OLIVEIRA (COLÉGIO SESI) LUANA CAROLINA DOS SANTOS (COLÉGIO SESI) JOÃO VITOR MAIA DE SOUZA (COLÉGIO SESI) |
154 | PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA SOBRE O ENSINO DA GEOMORFOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BOA VISTA - RORAIMA | FRANCISLEILE LIMA NASCIMENTO (UFRR) MÁRCIA TEIXEIRA FALCÃO (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA - UERR) |
66 | Potencialidades educativas de aspectos Geomorfológicos da Serra dos Tapuias - Bahia. | SUEDIO ALVES MEIRA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) GISELE BARBOSA DOS SANTOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA) |
65 | REVELANDO A PAISAGEM ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE MAPAS GEOMORFOLÓGICOS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO | TELMA SILVA (UFRJ) MARIA LUISA PIMENTA (UERJ-FFP; UFRJ) ELUAN POCIDONIO (UFRJ) |
283 | USO DE MAQUETES NO ESTUDO DAS FEIÇÕES DO RELEVO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL | PAOLA DA COSTA SILVEIRA (UFRGS) |
80 | UTILIZAÇÃO DO MAPA GEOMORFOLÓGICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO | MARILENE DIAS DO NASCIMETNO (UFRGS) NINA SIMONE VILAVERDE MOURA (UFRGS) BERNARDO SAYÃO PENNA E SOUZA (UFSM) |
APOIO