A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: “TABULEIRO GEOMORFOLÓGICO: DESCOBRINDO O RELEVO”

Autores

Silva, T. (UFU/FACIP) ; Lima, I. (UFU/FACIP)

Resumo

O presente trabalho busca apresentar uma forma complementar de ensino sobre as feições geomorfológicas com o auxílio de jogos didáticos desenvolvidos para alunos das escolas de ensino fundamental, mais especificamente para alunos do sexto ano. Foi adotado para o aperfeiçoamento deste trabalho o levantamento de materiais bibliográficas a respeito do tema desenvolvido, além da elaboração de prática pedagógica a ser utilizado pelos alunos nas salas de aula.

Palavras chaves

Jogos Didáticos; Feições Geomorfológicas; Ensino Fundamental

Introdução

As metodologias complementares para ensino escolar fundamental, ganharam destaque ao longo do tempo, tendo em vista que as implantações de tais dinâmicas em sala de aula enriquecem o aprendizado e a fixação de conteúdo por parte dos alunos, além de contribuir na construção de uma postura crítica e criativa. Pensando dessa forma e reconhecendo as dificuldades de ministrar os conteúdos geomorfológicos no ensino fundamental, propôs-se uma metodologia que visa contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da faixa etária escolar que compreende o sexto ano do ensino fundamental, que deve ocorrer a partir do desenvolvimento de jogos didáticos, facilitando a compreensão do conteúdo, instigando o aluno a aprender de forma divertida. Assim estes jogos pedagógicos ou didáticos são utilizados dentro deste contexto educacional, pois proporcionam uma dinâmica afetiva, linguística, social, moral e motora, no entanto deve considerar que os tipos de jogos aplicados sejam regidos de regras e embasamento teórico, que são os conteúdos dispostos nos livros didáticos. Partindo desse pressuposto, tratando-se de livros cujo público alvo seja o ensino fundamental, em específico no presente trabalho o sexto ano, deve-se fazer uma análise minuciosa dos conteúdos de geomorfologia disposto, para que se possa trabalhar com atividades lúdico-pedagógicas como atividades complementares ao aprendizado dos alunos. Portanto, o objetivo do presente trabalho é apresentar uma metodologia lúdico- pedagógica envolvendo o jogo: “Tabuleiro Geomorfológico: Descobrindo o Relevo”, para complementar as definições dispostas no livro didático do sexto ano, tratando-se do conteúdo de geomorfologia.

Material e métodos

O jogo intitulado “Tabuleiro Geomorfológico: Descobrindo o Relevo foi elaborado com base na literatura existente sobre jogos didáticos e conteúdo específico de feições geomorfológicas. Assim, para elaboração desta prática baseou-se em outros tipos de jogos, como bingo, jogo da memória, entre outros. Foi necessária uma revisão teórica, para montagem do conteúdo de elaboração do jogo, sob auxílio de um professor que trabalha com área de ensino em geomorfologia. Posterior à escolha do jogo, fez-se a confecção do tabuleiro utilizando-se dos seguintes materiais: papel cartão, impressora, computador, marcadores para as cartelas numeradas e o globo para sorteio das mesmas. Desta forma confeccionou- se quatro tipos de tabuleiros, contendo em cada um, nove quadrículas ilustradas. Também foram elaboradas em papel cartão, as questões que compõem o jogo. A metodologia utilizada na elaboração do tabuleiro foi construída a partir do conteúdo disposto em um livro didático de alunos do sexto ano de ensino fundamental, assim foram construídas dezoito questões – como por exemplo, Quais são as formas de relevo, cuja principais características são áreas planas? - que foram arguidas durante o desenrolar do jogo, utilizando-se também das imagens distribuídas nas tabelas, para ilustrar e auxiliar na interpretação e assimilação das perguntas à serem respondidas. Ficará a cargo do professor a realização das questões, separação de quatro grupos (podendo ser de forma aleatória),o sorteio das bolas enumeradas e a premiação dos grupos. Deve-se ressaltar que antes de se iniciar o jogo deverão ser explicadas as regras do mesmo, que são: Após o sorteio do número, os grupos que possuem este deverão responder a questão, caso acertem ganharão um marcador no quadrante correspondente ao número da questão. O primeiro grupo que completar uma sequência na vertical ou horizontal da cartela serão os vencedores da primeira rodada, posteriormente acontecerá outras rodadas até que se acabem as bolas numeradas.

Resultado e discussão

História do Jogo A origem dos jogos é desconhecida, portanto entende-se que foram transmitidos oralmente de geração em geração. Kishimoto (1993), afirma que os jogos foram transmitidos de pais para filhos: “A tradicionalidade e universalidade dos jogos assenta-se no fato de que povos distintos e antigos como os da Grécia e Oriente brincavam de amarelinha, de empinar papagaios, jogar pedrinhas e até hoje as crianças o fazem quase da mesma forma. Esses jogos foram transmitidos de geração em geração por meio de conhecimentos empíricos e permanecem na memória infantil”. Atualmente, o jogo é um item de pesquisa crescente, há várias teorias que procuram estudar alguns aspectos do comportamento lúdico. Segundo Vygotsky (1989) apud Moratori (2003), o lúdico influencia enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. O jogo didático Os jogos e brincadeiras são elementos de grande importância no processo de conhecimento, pois permite o desenvolvimento no âmbito da comunicação, da relação em grupo e da liderança em trabalho de equipe de maneira construtiva. Além de favorecer o desenvolvimento criativo dos alunos permitindo ao professor ampliar seu conhecimento nas técnicas de ensino, mostrando-os uma nova maneira lúdica, prazerosa e participativa de se relacionar com o conteúdo escolar, resultando em um aprendizado significativo. Nos dias atuais, o crescente avanço tecnológico e a rápida difusão de informações pelos meios de comunicação em massa fazem com que a metodologia da educação procura por estratégias distintas das apresentadas pelo conteúdo programático na atividade escolar. Aproveitando-se da contemporaneidade para contribuição no conhecimento do aluno, identifica-se a necessidade de buscar novos caminhos, além da tecnologia imposta, para suprir a carência do recurso pedagógico da escola, como por exemplo, vídeos, jogos, experimentos entre outros. Em acordo como Kishimoto (1996) apud Campos et al (2002), “O professor deve rever a utilização de propostas pedagógicas passando a adotar em sua prática aquelas que atuem nos componentes internos da aprendizagem, já que estes não podem ser ignorados quando o objetivo é a apropriação de conhecimentos por parte do aluno.” Assim partindo dessa discussão, o presente trabalho “Tabuleiro Geomorfológico: Descobrindo o Relevo” compreende uma metodologia complementar, que se desenvolveu de forma lúdica e favoreceu o ensino das crianças a partir da assimilação das imagens dispostas nas quadrículas do tabuleiro, como mostra a figura 1. As figuras utilizadas representam formas de relevo como planície, planaltos, depressões, montanhas, serras e elementos que compõem a gênese de formação, ou seja, os processos que vão originar estas feições como, dobramentos, falhamentos e também outros elementos que constituem esses relevos como as nascentes, lagos e a foz. As questões elaboradas que abordam estes conceitos foram adaptadas ao vocabulário já existente no livro didático de referência, que compreende sexto ano do ensino fundamental, assim obteve-se grande interação e despertou grande curiosidade nas crianças. É importante ressaltar que a materialização destes conceitos através das imagens foi responsável pelo maior envolvimento das crianças na prática pedagógica, aumentando o questionamento dos estudantes sobre as diferentes feições que compõe a paisagem visualizadas em seu dia a dia. Podendo analisar também a capacidade dos alunos de trabalharem em grupo. Para finalização da atividade é realizada uma avaliação didática que pode ser de forma oral ou dissertativa, reforçando o conteúdo teórico exposto durante à aplicação da atividade prática, e avaliando a absorção do conteúdo por parte dos alunos e a capacidade de interpretação das imagens dispostas na tabela.

Figura1: TABULEIRO GEOMORFOLÓGICO

A figura representa as diferentes feições geomorfológicas no tabuleiro distribuídos aos alunos do ensino fundamental, em particular o sexto ano.

Conclusões

A contribuição significativa do jogo pedagógico para o ensino no ambiente escolar de nível fundamental ainda é pouco utilizada, e seus benefícios desconhecidos por muitos professores em razão do jogo nem sempre ser visto como didático, dado que a ideia de jogo encontra-se associado ao prazer, tendo pouca importância para a formação da criança. Por esse motivo a utilização do jogo como meio educativo levou tempo a ser aceita no ambiente educacional. No entanto, torna-se notável a crescente necessidade de buscar novos modelos para suprir a carência de recursos pedagógicos na escola, auxiliando no processo de aprendizagem de conceitos abstratos e complexos. Por sua vez o jogo didático vem sendo aos poucos consolidado ao material utilizado no método de ensino, atribuindo-se essa prática não somente a realidade infantil mais sim na utilização em todos os níveis de ensino. Logo, favorece a motivação interna, raciocínio, argumentação, a interação entre alunos e entre professores e alunos.

Agradecimentos

Em primeiro plano agradecer a instituição universitária que nos instrui e nos faz visualizar a importância de se tornar um profissional capacitado para contribuir na construção de novos ideais perante a sociedade, a Professora Leda Correia Pedro Miyazaki que nos auxiliou durante a preparação do artigo e ao discente João Victor Freitas Silva na colaboração do mesmo.

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