ENSINO DE GEOMORFOLOGIA A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS ADOTADAS NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO CEDERJ/UERJ
Autores
Afonso, A.E. (DGEO/FFP/UERJ) ; Silva, T.M. (DEPTO. GEOGRAFIA/UFRJ)
Resumo
O ensino a distância (EAD) vem se consolidando como modo de ampliar o acesso à formação profissional no Brasil. A organização da disciplina Geomorfologia Geral para a Licenciatura EAD em Geografia do consórcio CEDERJ/UERJ partiu de pressupostos que reconheciam as limitações e possibilidades desta modalidade acadêmica. Serão aqui apresentadas estratégias usadas na produção de material didático consideradas bem sucedidas pela equipe profissional e pelos discentes ao longo de 2013 e 2014.
Palavras chaves
Geomorfologia; Ensino Superior; Ensino a Distância
Introdução
O ensino a distância (EAD) vem se consolidando como uma estratégia de ampliar o acesso à formação e qualificação profissional para milhares de pessoas, sejam elas residentes em áreas onde as instituições de ensino superior não são acessíveis ou pessoas com reduzida disponibilidade de tempo e/ou recursos para dedicarem-se presencialmente nos cursos de formação superior. Nessa modalidade educacional a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com o uso de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e/ou tempos diversos. O acesso a redes informacionais é exigido para a realização de parte das tarefas, havendo também a oferta de material impresso (AFONSO et al. 2013) e acompanhamento pedagógico presencial nos pólos a partir dos quais os cursos se disseminam. O curso de licenciatura a distância do convênio CEDERJ/UERJ atende alunos a partir de seis pólos, localizados nos municípios de Barra do Piraí, Nova Friburgo, Natividade, Niterói, Rio de Janeiro e Três Rios. A plataforma digital utiliza o software MOODLE (em português “ambiente de aprendizagem dinâmico modular orientado por objetos”). As bases teórico-metodológicas e os conteúdos programáticos usados nos cursos a distância são semelhantes aos utilizados nos cursos presenciais, e a capacidade multimídia favorece e oportuniza os discentes que possuem acesso fácil e rápido a meios digitais. Um diferencial significativo do EAD reside no fato do mesmo ser assíncrono, ou seja, cada aluno tem acesso às aulas e atividades em seu próprio ritmo, de acordo com sua disponibilidade de tempo. Esse é um aspecto importante, que exige linguagem e de métodos pedagógicos adequados na produção do material didático, aulas digitais e atividades práticas por parte dos docentes. Quanto aos alunos, é fundamental orientação acadêmica no sentido de propor organização e método de estudo que levem a bons resultados acadêmicos.
Material e métodos
A metodologia de produção do material impresso correspondente às aulas digitais requer redação distinta da usada em artigos científicos e acadêmicos. Segundo orientação dos coordenadores do curso, a linguagem usada deve ser semelhante à falada, em tom de conversa (de mediação), explicativo e com reduzidas citações bibliográficas. A o tom dialógico com os alunos e o formato interativo do texto (com caixas de diálogo, explicativas, ilustrativas ou que complementem o conteúdo) buscam aproximar virtualmente docentes e discentes. O manual de estudos impresso tem o objetivo de disponibilizar um meio de estudo que está associado a um nível de concentração maior exigido do aluno. Cada capítulo corresponde a uma aula, com metas e objetivos específicos bem delimitados. Os conteúdos de cada aula são organizados em sessões, ao fim das quais são propostas atividades de fixação. Os resumos ao fim de cada aula remetem aos objetivos e conteúdos discutidos. Cada aula deve apresentar um volume de informações que seja compatível com um tempo de estudo de cerca de duas horas, o que resultou em capítulos de 25 a 35 páginas. Para cada capítulo é desenvolvida uma aula digital. Os recursos imagéticos são bem utilizados, assim como a disponibilização de links de vídeos e sites avaliados como indicados para aprofundamento de informações. Nas aulas digitais foram oferecidas possibilidades de interação direta com o professor através das ferramentas “Fórum de Discussão” e “Dê sua opinião”. Foram criadas atividades práticas para cada aula, com objetivo de estimular os alunos a colocarem em prática os conhecimentos adquiridos. Foram propostas atividades de campo a partir de guias de procedimentos de observação e análise pré-definidos. Bibliografia complementar é oferecida na própria plataforma. Tais atividades, em geral, ocorrem fora do tempo estipulado para a aula, o que também ocorre nos cursos presenciais.
Resultado e discussão
O curso de licenciatura em Geografia, modalidade ensino a distância (EAD) da Fundação CECIERJ,
convênio CEDERJ/UERJ foi iniciado no ano de 2013, tendo sido instalado nos seis municípios do estado
do RJ mencionados anteriormente. A disciplina Geomorfologia Geral é oferecida para alunos do 2o
período do curso. Nos últimos três semestres, a disciplina foi oferecida para 365 alunos, o que dá
dimensão do alcance dessa iniciativa no que diz respeito à possibilidade de ampliar a oferta de
professores de Geografia para escolas de ensino médio tanto na região metropolitana quanto no interior
do estado. A organização da disciplina Geomorfologia Geral para o curso se deu a partir de
pressupostos que reconheciam as limitações desta modalidade acadêmica, mas também suas
possibilidades.
As limitações do EAD costumam estar associadas ao fato de que os alunos não interagem entre si e têm
acesso limitado a debate, discussões e questionamentos, seja com os professores, seja entre si. Outra
crítica costuma ser direcionada ao pressuposto de que os conteúdos ministrados a distância perdem em
qualidade e em profundidade quando comparados àqueles oferecidos em cursos presenciais. Se tais
críticas podem ser válidas, cabe destacar que tais possibilidades também existem nos cursos
presenciais. Mas, buscando reduzir tais problemas, são disponibilizados recursos que podem
minimizar essas restrições. A presença de monitores, tanto nos polos como através de telefone e a
tutoria online cria a possibilidade dos alunos dirimirem dúvidas com professores e tutores. Os chats ,
fóruns de discussão, troca de mensagens via e-mail, as vídeo tutorias e vídeo aulas ampliam a
possibilidade de interação entre professores, tutores e alunos, e entre os próprios alunos. Quanto às
possibilidades, estas estão associadas à disponibilização de fontes variadas. Textos digitalizados,
arquivos com conteúdos acadêmicos, vídeos, imagens e indicações de sites para pesquisa são
acessados facilmente. Tais recursos também podem ser oferecidos em cursos presenciais, mas tanto o
tempo limitado de aulas como as dificuldades por vezes encontradas em conseguir equipamentos nas
podem restringir tais dinâmicas em aulas presenciais.
A figura 1 ilustra uma tela com algumas ferramentas usadas nas aulas a distância. À esquerda,
ferramentas de navegação facilitam: o acesso ao conteúdo das aulas e a informações gerais sobre o
curso; meios de interação com tutores, professores e alunos; ferramentas para administração do curso
etc. As sessões das aulas estão ilustradas com um titulo geral, ilustrações e um texto introdutório. As
atividades estão subdivididas em: material de estudo (com arquivo em pdf idênticos aos capítulos do
livro impresso); atividades práticas (onde são propostas atividades de fixação do conteúdo, tais como
trabalhos de campo, pesquisas digitais, vídeos, observações orientadas, reflexões sobre o tema da aula,
etc). O item “Dê sua opinião” funciona como um fórum de debates, geralmente associando o tema da
aula e a sua adequação para o ensino básico, ou seja, como um futuro professor pensa em transpor os
conteúdos para o ensino escolar. A bibliografia é oferecida através de arquivos e livros digitais, mas
também indicações bibliográficas que o aluno pode adquirir ou acessar em bibliotecas.
Além das atividades acima mencionadas, foram feitos trabalhos de campo entre os alunos em áreas
próximas aos pólos (Figura 2), tanto individualmente quanto em grupo, o que é uma demanda não
apenas desta modalidade de ensino, mas também dos cursos presenciais. Em alguns casos, os tutores
que atuam nos pólos organizaram trabalhos de campo por iniciativa própria, com excelentes resultados.
Aspecto da tela com atividades para uma aula de Geomorfologia Geral para o curso de Licenciatura a Distância do consórcio CECIERJ/UERJ disponibilizado pela Fundação CECIERJ - CONSÓRCIO CEDERJ (http://cederj.edu.br/cederj/cursos/geografia/).
Alunos do pólo de Campo Grande, reunidos para atividade de campo sobre geomorfologia fluvial.
Conclusões
As reflexões e o cuidado exigido para a adequação dos materiais didáticos e de atividades paradidáticas para o ensino da disciplina Geomorfologia Geral no curso EAD licenciatura em Geografia são muitos e contribuem até mesmo para repensar as práticas adotadas nos cursos presenciais, onde, muitas vezes, a simples presença do professor e a possibilidade de interação entres discentes e docentes substitui um planejamento mais rigoroso de atividades pedagógicas. Planejar atividades a distância e construir uma pedagogia que dissemine informações relacionadas à dinâmica da Natureza convergem também para atender às demandas relacionadas à educação ambiental e à divulgação de informações sobre desastres naturais provocados por eventos extremos, conteúdos estes que foram destacados no curso em questão.
Agradecimentos
Referências
AFONSO, A.E.; SANTOS, A.A.M.; LIMA, R.; SILVA, T.M. Geomorfologia Geral. Volumes 1 e 2. Fundação CECIERJ, Rio de Janeiro. 2013. Fundação CECIERJ - CONSÓRCIO CEDERJ – Universidades Públicas a Distância. Disponível em: http://cederj.edu.br/fundacao/. Fundação CECIERJ - CONSÓRCIO CEDERJ – Licenciatura em Geografia. Disponível em: http://cederj.edu.br/cederj/cursos/geografia/