Abordagens do Ensino de Geomorfologia no Ensino Básico

Autores

Santos Neto, A.D. (URCA)

Resumo

O presente trabalho faz uma análise do ensino de Geomorfologia na educação básica, pois o mesmo é considerado de grande importância para aprendizado sobre o meio ambiente. Pois os conteúdos, abordados nos livros corresponde à expectativa da aprendizagem dos alunos, para que venham a ter um ensino de qualidade. A discussão em torno da necessidade da conservação da forma do relevo, geralmente, parte das preocupações de problemas ambientais ligados ao relevo.

Palavras chaves

Ambiente; Conscientização Educação ; Preservação

Introdução

Abordarei o ensino de Geomorfologia na educação básica, seus aspectos de formação do conhecimento sobre Relevo e sua relação com a paisagem. O relevo é um aspecto da natureza e constituinte do espaço físico que exerce grande fascínio sobre os olhares atentos à paisagem. (Bertolini 2009, p. 28). Portanto, os elementos homem, relevo e espaço constroem uma dinâmica, entre os elementos que justifica as atividades antropicas na paisagem. O ensino em Geomorfologia é uma forma de sensibilizar as pessoas, com o objetivo de formar um cidadão ciente de impactos ambientais e consequentemente, entender a dinâmica da paisagem. O ensino sobre o relevo pode acontecer com os alunos das series iniciais, a partir da temática ambiental como modelo de valores e conscientização, pois é um componente essencial do meio ambiente, no entanto é um elemento desprezado e desvalorizado, sem qualquer atenção, especifica à sua proteção e conservação. Neste período tem por finalidade informar o aluno da importância do relevo para o ambiente. Portanto, para conservar e, ou preservar, é preciso entender ou conhecer, por essa razão, sua forma constitui como ponto de partida para a exploração da importância da preservação. Onde a educação ambiental é usada como instrumento de conscientização numa percepção de uso ocupação do solo e as limitações dos recursos naturais provenientes do mesmo. Desta forma, a busca por atualizações dos conteúdos e propostas metodológicas contribuem para desenvolvimento do conhecimento e compreensão da morfologia da paisagem. Relevo pressupõe uma descrição do modelado e uma consideração dos complexos físicos e físico-biológicos que individualizam as paisagens geomorfológicas. Jatobá & Lins 2008, p.12. Assim entender fatores que constitui a combinação e a diferenciação dos relevos locais.

Material e métodos

A técnica utilizada para a realização da presente pesquisa, constituiu-se do pressuposto metodológico com base argumentativa numa pesquisa qualitativa e dialética, seguindo três etapas de investigação. 1 – Escolha do livro didático de geografia utilizado no 1º Ano da escola de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Moacir de Alencar Mota do município de Assaré - CE. O livro utilizado: Geografia: Sociedade e Cotidiano 1 (BIGOTTO; VITIELLO; ALBUQUERQUE, 2010). 2 – Avaliações quantitativas (número de páginas dedicadas ao assunto) e qualitativas (integridade, veracidade) do conteúdo referente a Geomorfologia presente no livro didático citado acima e, com base nas idéias dos autores, compreender de que forma se dão essas abordagens, que relações ambientais a geomorfologia mantém com os demais elementos naturais, quais os conceitos atribuídos aos processos morfogenéticos e as formas do relevo, a fim de identificar possíveis equívocos, superficialidade e deficiências dos conceitos e etc. 3 – Observação de aulas expositivas do professor de Geografia referente ao conteúdo de Geomorfologia.

Resultado e discussão

O livro utilizado Geografia: Sociedade e Cotidiano 1 (BIGOTTO; VITIELLO; ALBUQUERQUE, 2010) os autores trazem 17 paginas intitulada A sociedade, a constituição e a transformação das paisagens, dando ênfase nos fatores estruturais do relevo terrestre a partir da caracterização geológica. Porém o processo de controle litológico do relevo terrestre é desconsiderado sendo exposto apena os seus agentes modificadores. Observou se, também que a proposta intitulada foge da dialética sociedade e transformações da paisagem, pois em nenhum momento existe uma relação homem e espaço ou algum processo de antrópico modificador e transformador da paisagem. Conforme, constatação a deficiência do livro é presente na metodologia expositiva do professor. No qual, expõem sua aula de forma tradicional e parti para leitura e depois complementação de atividades sugeridas pelo livro. Deixando a desejar sua metodologia e didática de ensino, pois a falta de um material lúdico que possa auxiliar a abstração da paisagem como também a utilização de imagens áreas do programa Google Earth, evitando uma aula monótona e vazia. Portanto, é preciso admitir que o professor para desenvolver tais abordagens, faz se necessário ter conhecimento sobre o mesmo como também aprofundar se sobre a temática e assim, auxiliar o aluno no desenvolvimento crítico na compreensão do espaço geográfico. No entanto é visível um ensino fragmentado negligenciando o estudo geomorfológico de maneira superficial com elementos dissociados.

Conclusões

Portanto o ensino em Geomorfologia deve unir elementos e englobar um todo como outras áreas de ensino como, a Hidrografia, a Pedologia, Climatologia, Ecologia, Geologia, Biologia. Só assim, tratar a relevo com a devida atenção, já que a mesma se mostra uma ciência tão essencial ao espaço vital humano e social dos seres humanos. O ensino de Geomorfologia no Ensino Fundamental deve ser considerado um instrumento fundamental para o aluno compreender a dinâmica espacial da paisagem. Como se dão os processos de uso e ocupação do solo.

Agradecimentos

Agradeço a Deus, familiares, como também aos Professores Jorn Seemann, Simone Ribeiro e Lourdes Carvalho por toda compreensão e ajuda.

Referências

Bertolini, William Zanete. 2009. A abordagem do relevo pela geografia: uma análise a partir dos livros didáticos. In: TERRA E DIDATICA 5(1): p. 28.
Bigotto, José Francisco. Geografia: sociedade e cotidiano 1 – fundamentos / Jose Francisco Bigotto, Marcia Abondanza Vitiello, Maria Adailza Martins de Albuquerque. -- 1. Ed. – São Paulo: escala Educacional, 2010. - (Coleção geografia: sociedade e cotidiano). In: A sociedade, a constituição e a transformação das paisagens: p. 96–114.
JATOBÁ, L.; LINS, R. C. Introdução à Geomorfologia. 5ª edição revista e ampliada. Recife: Edições Bagaço, 2008. p. 12.


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