• 14° SINAGEO – Simpósio Nacional de Geomorfologia
  • Corumbá / MS
  • 24 a 30 de Agosto de 2023

Sobre Corumbá

Derivada da língua Tupi Guarani - Curupah, que significa "lugar distante" - Corumbá teve outros nomes ao longo de sua história, e Corumbá era conhecida como a Cidade Branca por causa de seu solo claro e rico em calcário. A ocupação da área começou no século XVI quando os portugueses, que começaram a chegar em 1524, exploraram a área do atual município na esperança de encontrar ouro.

O Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque (que dá nome ao povoado) foi fundado em 1778 para impedir que os espanhóis cruzassem a fronteira brasileira em busca de minérios preciosos, tornando-se o principal entreposto comercial da região. Devido à sua importância comercial, o distrito foi elevado à condição de distrito em 1838 e município em 1850, quando navios brasileiros e paraguaios foram liberados pela passagem do rio Paraguai.

Durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), a freguesia de Santa Cruz de Corumbá - nome que adquiriu após a libertação - foi uma das principais batalhas do conflito, capturada e destruída pelas tropas de Solano Lopez em 1865. Após a reconquista da cidade pelo tenente-coronel Antônio Maria Coelho em 1870, a cidade começou a ser reconstruída. Ao mesmo tempo, a chegada de imigrantes da Europa e de outros países da América do Sul contribuiu para o desenvolvimento local. Assim, até 1930, Corumbá era o terceiro maior porto da América Latina.

Até a década de 1950, os rios Paraguai, Paraná e Prata eram os únicos meios de integração da região. Desse modo a cidade teve influência desses países na qual teve herdou costumes e língua.

Com a chegada da Ferrovia Noroeste do Brasil, no século XX, fez com que o eixo comercial do sul  do Mato Grosso mudasse para a  atual capital Campo Grande. Isso fez com os empresários locais migrassem para outras cidades, assim a cidade passou a priorizar outras atividades, como as rurais como a exploração mineral, agricultura e pecuária.

A cidade iniciou a atividade industrial na década de 1940, explorando depósitos de calcário e outros minerais que eram muito benéficos para a indústria cimenteira. No final da década de 1970, o turismo foi explorado, revelando novas infraestruturas e permitindo a recuperação de edifícios históricos. Com o Pantanal respondendo por 60% de seu território, Corumbá passou a ser conhecida como a capital do Pantanal, principal porta de entrada da reserva ecológica. Está listado como um dos patrimônios naturais da humanidade pela UNESCO.

Destaca-se o Grupo Corumbá, cuja formação é de rochas carbonáticas.

O Grupo Corumbá é formado por rochas carbonáticas associadas a terrígenos com provável idade vendiana, constituído parte da Faixa Paraguai e se estendendo sobre o Cráton Amazônica. O sítio urbano está situado em uma base geológica composta por calcário pertencente à formação do Tamengo, que contribui para ser chamada de Cidade Branca.  (BOGGIANI, 1990)

 

Clima

A cidade de Corumbá, apresenta clima tropical com altas temperaturas no verão em média de 32º graus, seu clima é seco no inverno em média de 21º graus. A umidade relativa do ar é de 76,8 e a precipitação anual é de 1.070 mm. O Pantanal possui uma estação chuvosa com duas estações bem definidas, uma é a seca que ocorre nos meses de maio a setembro e outra estação chuvosa que ocorre nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

O município pantaneiro faz fronteira geograficamente com dois países latino-americanos, Bolívia e Paraguai. Abrange uma área de 64.964,90 quilômetros quadrados, correspondendo a 60% da área do Pantanal mato-grossense do Sul, e está localizado na margem direita do rio Paraguai.

Realização

Apoio

FUNDECT CNPQ IAG Moinho Cultural Sul-Americano Prefeitura de Corumbá

Apoio Institucional