• 14° SINAGEO – Simpósio Nacional de Geomorfologia
  • Corumbá / MS
  • 24 a 30 de Agosto de 2023

Premiações

7° Prêmio Destaque Jovem em Geomorfologia – Fernando Flávio Marques de Almeida - 2023

 

Buscando fomentar a inserção de jovens cientistas no campo da Geomorfologia no Brasil, este edital dispõe sobre a premiação oferecida pela União da Geomorfologia Brasileira a profissionais em fase inicial de carreira que irão participar do 14º Simpósio Nacional de Geomorfologia. Tal premiação ocorrerá durante o 14º SINAGEO, na cidade de Corumbá/MS, entre os dias 24 a 30 de agosto de 2023, que possui como tema principal “GEOMORFOLOGIA DE ÁREAS ÚMIDAS NO CONTEXTO DAS MUDANÇAS AMBIENTAIS”.

De forma a abarcar a diversidade dos jovens cientistas, haverá três tipos de premiação, nominadas como: (A) ampla concorrência, (B) jovem geomorfóloga (candidatas com identidade de gênero feminino) e (C) diversidade (étnico-racial e regional). Todas as categorias receberão o prêmio DESTAQUE JOVEM EM GEOMORFOLOGIA, que este ano homenageará e será intitulado: Fernando Flávio Marques de Almeida.

A candidatura poderá ser feita para as três categorias (em caso de indicação de premiação para duas ou três categorias, o prêmio será concedido na categoria de concorrência mais ampla). Historicamente, este prêmio proporciona uma maior visibilidade dos finalistas e de quem for contemplado. A partir desta edição, as pessoas que se enquadrarem como finalistas nas três categorias irão integrar o banco de dados da UGB, a partir do qual são feitas as indicações de jovens cientistas para participação em eventos nacionais e internacionais, e apresentações online como “Mulheres na Geomorfologia” e “Jovens Profissionais em Geomorfologia” promovidas pela UGB, a Geomorphological Week, realizada pela IAG, entre outros eventos para o qual a entidade for consultada para sugerir nomes de jovens cientistas.

Pré-requisitos e inscrição: ●Estar adimplente com a União da Geomorfologia Brasileira; ●Podem participar candidatos com até 7 anos completos de defesa da tese (para mães será acrescido 1 ano por gestação), será considerada a data de 30/04/2023 como limite para os 7 anos; ●Os candidatos deverão preencher o formulário e anexar todos os documentos solicitados no formato PDF no próprio formulário (formulário aqui).

As inscrições estarão abertas até o dia 08 de maio de 2023: (1) Formulário de inscrição preenchido; (2) Anexar o Diploma ou Ata de Defesa do Doutorado, acrescida da certidão de nascimento do/a filho/a, se for o caso; (3) Anexar o comprovante de adimplência com a UGB; (4) Anexar a Carta de Apresentação (1 página, justificando em qual(is) categoria(s) se enquadra e por que se destaca para receber este prêmio); (5) Anexar a Súmula Curricular com até 3 páginas, contendo os seguintes elementos: 1. Formação; 2. Histórico profissional (atividades profissionais e distinções acadêmicas); 3. Produção científica destacada; 4. Participação em projeto(s) e grupo(s) de pesquisa; e 5. Outras informações relevantes; (6) Anexar o Artigo(s) submetido(s) ao 14º SINAGEO.

Critérios de avaliação: - Atender aos critérios estabelecidos neste edital; - Adequação e relevância, a partir da carta de apresentação, à(s) categoria(s) a(s) qual(is) se inscreveu; - Avaliação da trajetória acadêmica; - Contribuição do artigo submetido ao evento e à geomorfologia; A avaliação e a seleção serão realizadas por uma comissão nomeada pela Diretoria da UGB.

A premiação consistirá no ressarcimento da inscrição e uma declaração com a menção honrosa.

Diretoria União da Geomorfologia Brasileira

Realização

Apoio

FUNDECT CNPQ IAG Moinho Cultural Sul-Americano Prefeitura de Corumbá

Apoio Institucional