• 14° SINAGEO – Simpósio Nacional de Geomorfologia
  • Corumbá / MS
  • 24 a 30 de Agosto de 2023

AS ESPECIFICIDADES DO PATRIMÔNIO PEDOLÓGICO

Autores

  • ROSANGELA GARRIDO MACHADO BOTELHOIBGEEmail: rgmb2008@hotmail.com

Resumo

Os inventários do geopatrimônio têm crescido mundialmente. Contudo, aqueles relacionados ao patrimônio pedológico ainda se encontram incipientes. Algumas justificativas para esse cenário são: escassez de profissionais com conhecimento de solos aliado ao de geopatrimônio e geoconservação; carência de levantamentos sistemáticos de solos, notadamente em escalas nacionais; e poucos esforços no desenvolvimento de metodologias baseadas em critérios harmonizados com a identificação do geopatrimônio, mas que atendam as especificidades do pedopatrimônio. Assim, considerando estas particularidades que os distinguem, os pedossítios: representam apenas a parte mais recente da história da Terra (se o planeta tivesse surgido há um dia, os solos teriam surgido há duas horas); estão comumente escondidos na paisagem (não identificados em imagens de satélites ou em mirantes); em geral, têm extensão difícil de ser delimitada; não possuem beleza cênica (marca dos geomorfossítios); dificilmente geram interesse e atraem atenção da sociedade em geral; são inconsolidados e dinâmicos (em constante evolução e mobilizados pela erosão, transporte e deposição); são facilmente alterados pela atividade antrópica; e possuem forte relação com a biodiversidade (podendo conter vida e sustentá-la). Tudo isso influi nos métodos de inventário, seleção, estudo, mapeamento e proteção dos pedossítios e remete à questão central de quais solos são mais relevantes para serem considerados geopatrimônio. Como podemos indicar pedossítios quando não se conhecem os solos que ocorrem em determinada área? Isso parece se refletir nos trabalhos sobre pedossitios em recortes menores e em trilhas (soil trails). Como caminhos possíveis, tem-se indicado, como ponto de partida, o uso de levantamentos de solos como universo de análise, visto que se apoiam em pontos amostrais (células de análise), a princípio, bem distribuídos, íntegros e acessíveis; e critérios padronizados que permitem a comparação entre esses pontos.

Palavras chaves

Pedopatrimônio; Inventários; Geoconservação

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