Autores
- ROSANGELA GARRIDO MACHADO BOTELHOIBGEEmail: rgmb2008@hotmail.com
Resumo
Os inventários do geopatrimônio têm crescido mundialmente. Contudo, aqueles
relacionados ao patrimônio pedológico ainda se encontram incipientes. Algumas
justificativas para esse cenário são: escassez de profissionais com conhecimento
de solos aliado ao de geopatrimônio e geoconservação; carência de levantamentos
sistemáticos de solos, notadamente em escalas nacionais; e poucos esforços no
desenvolvimento de metodologias baseadas em critérios harmonizados com a
identificação do geopatrimônio, mas que atendam as especificidades do
pedopatrimônio. Assim, considerando estas particularidades que os distinguem, os
pedossítios: representam apenas a parte mais recente da história da Terra (se o
planeta tivesse surgido há um dia, os solos teriam surgido há duas horas); estão
comumente escondidos na paisagem (não identificados em imagens de satélites ou
em mirantes); em geral, têm extensão difícil de ser delimitada; não possuem
beleza cênica (marca dos geomorfossítios); dificilmente geram interesse e atraem
atenção da sociedade em geral; são inconsolidados e dinâmicos (em constante
evolução e mobilizados pela erosão, transporte e deposição); são facilmente
alterados pela atividade antrópica; e possuem forte relação com a biodiversidade
(podendo conter vida e sustentá-la). Tudo isso influi nos métodos de inventário,
seleção, estudo, mapeamento e proteção dos pedossítios e remete à questão
central de quais solos são mais relevantes para serem considerados
geopatrimônio. Como podemos indicar pedossítios quando não se conhecem os solos
que ocorrem em determinada área? Isso parece se refletir nos trabalhos sobre
pedossitios em recortes menores e em trilhas (soil trails). Como caminhos
possíveis, tem-se indicado, como ponto de partida, o uso de levantamentos de
solos como universo de análise, visto que se apoiam em pontos amostrais (células
de análise), a princípio, bem distribuídos, íntegros e acessíveis; e critérios
padronizados que permitem a comparação entre esses pontos.
Palavras chaves
Pedopatrimônio; Inventários; Geoconservação