Autores
- EVELYN GONÇALVESUNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINAEmail: evelyn.lg42@edu.udesc.b
- RAIZA PERUZZOUNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINAEmail: raizasartori@gmail.com
- JAIRO VALDATIUNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINAEmail: jairo.valdati@udesc.br
Resumo
A Geodiversidade compreende a diversidade de elementos abióticos que da
natureza, tais como rochas, formas de relevo, solos e outros compõem a paisagem.
Quando nestes elementos são reconhecidos valores significativos tais como
científicos, educacionais, cênicos ou culturais eles podem ser caracterizados
como Locais de Interesse Patrimonial (LIP). O objetivo deste estudo é
identificar LIP ao longo da trilha do Gravatá que possam contribuir com a
implantação de estratégias de geoconservação.
A trilha do Gravatá está localizada no município de Florianópolis-SC, apresenta
uma paisagem marcada pela presença de maciços rochosos interligados por
sedimentos da planície costeira. Na área é possível reconhecer geodiversidade
associada à erosão tipo Tafoni e rochas residuais do tipo macacões em relevo
granítico. A origem desse tipo de estrutura resulta da interação de processos
físicos e químicos complexos, ventos fortes, intemperismo salino e repetidos
ciclos de humidificação e secagem.
Foram identificados cinco LIP, são eles: 1 - Trata-se de uma grande rocha com
erosão vertical bem marcada do tipo Caneluras; 2 - Rocha residual que apresenta
várias erosões do tipo Tafoni em formato alveolar, que lembram favos de mel. 3 –
É um local com blocos residuais compostas por grandes estruturas aglomeradas,
macacões, no pico da colina que se localiza próximo a um paredão rochoso e ao
mar. 4 - Denominado localmente como “Onda” é o local mais popular e visitado da
trilha. Trata-se de uma erosão do tipo Tafoni, formando uma estrutura que lembra
uma onda marinha. 5 – Trata-se de uma rocha com erosão do tipo Tafoni
apresentando uma cavidade maior na base e menos na supercíficie.
Considerando os cinco LIPs identificados, a trilha de Gravatá possui potencial
para valorização cênica, científica, educacional e turística com atividades de
geoturismo e geoeducação visto que alguns dos locais já atraem visitantes
interessados em suas particularidades e em suas características cênicas.
Palavras chaves
geodiversidade; LIP; geoconservação