Eixos temáticos

1. Geomorfologia, geossistemas e paisagem: O eixo engloba estudos geomorfológicos transversais centrados na paisagem e nos geossistemas, como aplicações práticas de mapeamentos de geossistemas e a fisiologia da paisagem. 

2. Geomorfologia ambiental e antropocênica: Congrega sociedade e natureza nos estudos geomorfológicos, incluindo os seres humanos enquanto agentes da evolução do relevo dentro do recorte temporal do Antropoceno/Tecnógeno/Quinário. Incluem-se no eixo as temáticas de fragilidade ambiental, impactos ambientais, planejamento e ordenamento territorial-ambiental, desastres tecnológicos e/ou naturais, relevo antropocênico. 

3. Teoria, metodologia e ensino da geomorfologia: Eixo que busca valorizar estudos de desenvolvimento epistêmico da geomorfologia, com a discussão de proposições metodológicas inovadoras, além de ferramentas, instrumentos e práticas que auxiliem e embasem o ensino de geomorfologia nos diversos níveis acadêmicos. 

4. Paisagens fluviais, lacustres e costeiras: O papel da água na morfogênese e morfodinâmica das paisagens é o foco do eixo, que abarca estudos de geomorfologia fluvial, lacustre e costeira. Adicionalmente, incluem-se trabalhos focados na fisiografia, morfografia e morfometria de rios, nascentes, lagos e bacias hidrográficas, além dos ambientes litorâneos. 

5. Paleoambientes e controle tectono-estrutural na evolução do relevo: Eixo direcionado aos estudos morfogenéticos e morfodinâmicos de unidades de relevo, a partir do viés de abordagens estruturais, tectônicas e/ou climáticas. Abarca as temáticas da neotectônica, reconstituição paleoambiental, carste, geocronologia e geomorfologia do quaternário. 

6. Pedogeomorfologia, hidrogeomorfologia e dinâmica de vertente: Com foco nos processos de encosta, esse eixo parte das interações pedogeomorfológicas e hidrogeomorfológicas na interpretação e compreensão da dinâmica de vertentes. Incluem-se os estudos de formas e processos em escalas de detalhe, além da investigação de processos erosivos (superficiais e subsuperficiais), movimentos de massa, arenização, entre outros. 

7. Geodiversidade, geoarqueologia e geoconservação: Entre as temáticas de maior crescimento nos estudos geomorfológicos estão aquelas ligadas às paisagens de exceção e de grande relevância ambiental e cultural. Esse eixo cumpre a função de abarcar trabalhos que abordem o patrimônio geológico-geomorfológico, como sítios arqueológicos (inserção paisagística e compartimentos geomorfológicos), geossítios e unidades de conservação. 

8. Geoprocessamento e mapeamento geomorfológico: A geomática e a cartografia geomorfológica são congregadas nesse eixo, que visa colocar em discussão diversas técnicas de obtenção remota de informações do relevo, assim como sua compartimentação em diferentes escalas.