Autores

Freitas dos Santos, J. (UFMG) ; Crelier Pinheiro, L. (UFMG) ; da Silva Gonçalves, M. (UFMG) ; Pereira de Oliveira, O.A. (UFTM)

Resumo

No que se refere ao manejo de águas pluviais, o parque linear tem como um de seus princípios fundamentais aumentar a área de várzea dos rios, permitindo assim, o aumento das zonas de inundação e a vazão mais lenta da água durante as cheias dos rios. O presente trabalho tem como objetivo analisar de forma geral as características e história do parque linear José Lopes dos Reis, também conhecido como Parque Baleares, que foi inaugurado em 2008, com uma área aproximada de 15 mil metros quadrados, ao longo do Córrego Baleares, na regional de Venda Nova, localizada no vetor norte de Belo Horizonte-MG. Também tem como finalidade verificar a importância do parque levando em consideração as especificações ambientais, como vegetação, solo e recurso hídrico, e os impactos que trouxe para a comunidade.

Palavras chaves

Parque Linear; Solo; Recurso Hídrico

Introdução

Os fundos de vales e o entorno dos cursos d’água são considerados pela Legislação Ambiental brasileira como Áreas de Proteção Permanentes (APPs) e pela lei não deveriam ser locais de edificações. Nas áreas urbanas a realidade tem sido outra pelo modelo de ocupação do solo até hoje adotado, normalmente estas áreas são o que muitas vezes sobrou à população sem recurso como área para ocupação, estando então irregular e sujeitas a todos os riscos ambientais imagináveis. Lixo e esgoto têm como destino estas áreas que se tornam, com o tempo, insalubres e repletas de vetores de doenças, sendo então, desprezadas pelos moradores e pelos entes da gestão pública.Uma das soluções para salvar estes cursos d’água remanescentes nas áreas urbanas de maneira sustentável é a implantação de parques lineares. Estes parques podem solucionar o problema a partir de uma nova maneira de ver a ocupação: um espaço onde a água é uma aliada de destaque na solução integrada com os aspectos ambientais, sociais, econômicas e culturais. Não se pode tratar um parque linear apenas como solução para a área restante pela falta de planejamento do uso e ocupação do solo. Também não se pode entender o linear como um lugar de linhas retas de concreto. Quando isto acontece, a água normalmente é encarada como o estorvo e não como a estrela solução e o resultado são as avenidas sanitárias, tendo as pistas de tráfego motorizado como destaque e o rio fechado, aprisionado em gabiões de concretos e similares. Um parque linear tem que ser tratado como a área que ladeia os cursos d’água restaurando sua importância ambiental e paisagística e como espaço de convivência com a natureza.Esta visão paradisíaca dos parques lineares não é apenas sonho é uma possibilidade real a partir da mudança da percepção, do imaginário e da mudança de mentalidade dos cidadãos. Um espaço como este valoriza o fundo de vale e as áreas do entorno, cria espaço de convivência agradável e promove a manutenção da biodiversidade podendo ainda cumprir a função de corredores ecológicos e ser uma ferramenta para a sustentabilidade da vida no meio urbano.

Material e métodos

A partir do programa adotado pela prefeitura de Belo Horizonte, chamado de Programa de Recuperação Ambiental de Belo Horizonte, também conhecido como Drenurbs/Nascentes foi criado o parque linear José Lopes dos Reis, conhecido como parque Baleares, em homenagem a avenida onde o parque se localiza. O parque situa-se no bairro Jardim Europa, no vetor norte da capital mineira, Belo Horizonte, e foi inaugurado em junho de 2008, possui 15 mil metros quadrados, faz parte da macrobacia do Isidoro, da bacia do Vilarinho e da sub-bacia do Vilarinho. No local o córrego Baleares foi parcialmente canalizado, porém os leitos menor e maior foram respeitados não havendo ocupação, além disso, foi realizado o plantio de vegetação nativa com seis mil árvores às margens do curso d’água. As outras mudanças observadas foram as instalações de brinquedos, aparelhos de ginástica, drenagem, contenção de encostas, calçamentos e implantação de uma rede pluvial para interceptar a água da chuva e coletar o esgoto das residências, o que impede o lançamento de resíduos no córrego.O nome do parque linear na avenida Baleares foi escolhido em homenagem ao José Lopes dos Reis, fundador da Associação Comunitária do bairro Jardim Europa em 1978, sendo um militante e lutador em favor da comunidade local. A sua militância trouxe grandes benefícios para os moradores do bairro e região como o parque que leva o seu nome.Para a coleta de informações foi feito trabalho de campo, fotografia, pesquisa em sites e livros.

Resultado e discussão

O Parque linear José Lopes dos Reis encontra-se inserido na microbacia Córrego Isidoro, afluente do ribeirão do Onça, que pertence à Bacia do Velhas. A Bacia do São Francisco é datada do proterozóico e sua formação é de preenchimento sedimentar de rochas principais como as metassedimentares mesoproterozoicas e neoproterozoicas. Sobre o solo desse parque, segundo Secretaria Municipal de Planejamento (2000) são solos expostos pela atividade minerária, obras de terreplanagem ou por processo erosivo, como Voçorocamento. A classificação dos solos da Bacia do Velhas, são predominantes algumas classes como: Latossolos, ArgissoloVermelho, Alissolo crômico, Cambissolos háplico, areias quartzosas, Litossolos e Espodossolos.As características dos solos desse parque permitem a captação de águas pluviais e captação de esgoto das casas, o que significa um uso sustentável e interessante do ponto de vista ambiental, urbanístico e econômico. A preservação da mata ciliar no Córrego Isidoro é de fundamental importância para a preservação dos recursos hídricos, nem todos os parques lineares comportam uma rede pluvial como o parque José Lopes dos Reis. Além da captação de águas pluviais, foi criado nesse parque canalização do córrego, drenagem e contenção de encostas e calçamentos. Dito isso, pode-se pensar que os solos apresentam permeabilidade, o que é desejável quando se pensa na criação de parques lineares. Essa permeabilidade é característica de solos porosos, com boa drenagem apresentando poros característicos.As características podem ser evidenciadas, por exemplo, nos Latossolos, que de uma forma geral são permeáveis (em função da textura e da própria mineralogia), profundos, estabilidade dos agregados e geralmente bem drenados. Além disso, segundo KER (1997) são normalmente resistentes aos processos erosivos (característica física) e o alto poder de adsorção de fósforo reduz os riscos de eutrofização de lagos. A eutrofização de lagos corresponde à degradação podendo ser um processo natural ou provocado por ação humana. Portanto, a importância da criação do parques lineares levando em consideração às especificações ambientais (vegetação, solo e recursos hídricos) é evidenciada no artigo 106, parágrafo 1° do Plano Diretor Estratégico (Lei n° 13430/02): “§ 1º - Parques Lineares são intervenções urbanísticas que visam recuperar para os cidadãos a consciência do sítio natural em que vivem, ampliando progressivamente as áreas verdes.” Os solos constam, portanto, como importantes fatores a serem preservados, além de serem úteis para a implantação de artifícios conservadores nessas áreas de parques lineares.

Considerações Finais

A implantação do Parque Linear, no Bairro Jardim Europa, contribui para a melhoria do microclima urbano, da circulação do ar, do balanço da umidade e da captura de poeiras e gases. Possuem a potencialidade de constituir zonas de tampão que melhorem o ambiente urbano em áreas industriais ou densamente urbanas; Vetor recreativo para as populações urbanas; Lugares repousantes, com contribuição para o escape de tensões psíquicas, muito frequentes em meios urbanos. O Parque Linear em Venda Nova estruturou a área urbana local, foi utilizado como instrumento de planejamento e gestão da área degradada, buscou conciliar tanto os aspectos urbanos e ambientais como as exigências da legislação e a realidade existente. Ele se constitue de áreas lineares destinadas tanto à conservação como à preservação dos recursos naturais, tendo como principal característica a capacidade de interligar fragmentos de vegetação e outros elementos encontrados em uma paisagem, assim como os corredores ecológicos.Porém, neste tipo de parque têm-se a agregação de funções de uso humano, expressas principalmente por atividades de lazer. No que se refere ao manejo de águas pluviais, o parque linear tem como um de seus princípios fundamentais aumentar a área de várzea dos rios, permitindo assim, o aumento das zonas de inundação e a vazão mais lenta da água durante as cheias dos rios. Além disso, ajudou a evitar a ocupação humana irregular e desordenada no bairro.

Agradecimentos

Agradecemos a oportunidade do evento em podermos participar através de nossas pesquisas, também a instituição e aos professores que proporcionaram o aprendizado da matéria de Recursos Hídricos e também o trabalho de campo no Parque José Lopes dos Reis (Baleares).

Referências

KER, João Carlos. Latossolo do Brasil: uma revisão. Genomos, 5 (1):17-40. 1997. Disponível em: <www.igc.ufmg.br/geonomos/PDFs/5_1_17_40_Ker.pdf>. Acesso em: 04/03/2016.
Parque Linear Córregos Itararpe, Pires e Charque Grande. Subprefeitura Butantã. Laboratório de Habilitação e Assentamentos Humanos – LabHab / FAUUSP. P. 65-104. Disponível em: <http://www.usp.br/fau/depprojeto/labhab/biblioteca/produtos/pesquisa_analise_viabparques02.pdf>. Acesso em: 04/03/2016.