LEVANTAMENTO GEOGRÁFICO DAS CARACTERÍSTICAS E ASPECTOS FÍSICOS DO MUNICÍPIO DO CANTÁ - RR.
Autores
Douglas Cavalcante Martins, O. (UFRR) ; Ribeiro dos Santos, A. (UFRR) ; Silva Brito da Luz, F. (UFRR) ; Feitosa Santos, M. (UFRR) ; Paula de Brito, C. (UFRR) ; Laurena Pereira, R. (UFRR)
Resumo
O presente estudo tem como objetivo realizar um levantamento fisiográfico do município do Cantá – RR, sendo que mesmo chama atenção pela rica diversidade de recursos. O estudo foi planejado e organizado em três etapas: levantamento teórico, validação dos dados e registros fotográficos e a Análises dos dados e conclusão do trabalho. Apesar da sua rica diversidade natural existe uma escarces de estudos e informações a respeito dos aspectos fisiográficos do município do Cantá - RR.
Palavras chaves
Cantá -RR; fisiográfico; diversidade natural
Introdução
O estado de Roraima localizado no extremo norte do Brasil tem uma grande variedade quando nos referimos aos seus diversos aspectos fisiográficos, tais como as suas variações de relevos e uma rede hidrológica que é de grande importância. Entre os 15 (quinze) municípios que estão dentro dos limites do estado de Roraima o município do Cantá chama atenção pela rica diversidade de vegetação, aspectos morfológicos, pedológicos e seus recursos hídricos, outro ponto que também chama atenção não positivamente é o fato de não haver informações e estudos que discorram sobre a rica variedade natural que o município do Cantá guarda em seus sinuosos relevos. O município do Cantá está localizado no centro leste do Estado de Roraima, na mesorregião Norte, microrregião Nordeste, de início era apenas uma vila chamada Brás de Aguiar pertencente ao município Bonfim e foi desvinculada do mesmo em meados do século XX, atualmente o Cantá é limitado ao norte pelo município de Boa Vista e Bonfim, ao sul com o município de Caracaraí, a leste com o município de Bonfim e a oeste com os municípios de Boa Vista, Mucajaí e Iracema. O presente estudo é constituído em sua maior parte por informações coletadas no próprio município e dados fisiográficos de todo o estado de Roraima, com base nesses dados foi possível determinar os aspectos físicos e com que predominância esses aspectos ocorrem-na área de estudo. Foi possível observar os vários tipos de paisagens existentes no município, tanto natural quanto cultural, sendo a maior parte da extensão do município composta de paisagens naturais, tendo poucas áreas urbanas, sendo uma delas a sede do município as margens do Rio Quitauaú e a Vila Serra Grande I que localiza se ao lado da serra que dá nome a vila. Apesar das adversidades foi possível elaborar um trabalho cujo os resultados obtidos atenderam às expectativas dando origem a um matéria que futuramente servira para embasar vários outros estudos.
Material e métodos
O presente estudo é fruto de um trabalho feito de início apenas para concluir uma disciplina, devido a escarces de informações fisiográficas referente município do Cantá observou-se a necessidade e também obrigação de elaborar um estudo mais detalhado e completo, considerando os diversos aspectos físicos da área de estudo. O estudo foi planejado e organizado em três etapas descritas abaixo. 1 – Levantamento teórico Os dados teóricos foram obtidos através de consultas em periódicos, livros, artigos, teses, sites acerca do tema, mapas ligado à temática aqui abordada e publicações oficiais de cunho Estadual, Federal e divulgadas por institutos de pesquisa referentes a esta área de estudo. 2 - Validação dos dados e registros fotográficos Realização do trabalho de campo para observação e validação dos dados obtidos na etapa anterior. 3 - Análises dos dados e geração dos produtos Nesta etapa as informações e produtos gerados nas etapas anteriores serão relacionadas e analisadas de forma integrada para compor assim o produto final.
Resultado e discussão
O município do Cantá, segundo dados do IBGE, está localizado no centro leste do
Estado de Roraima, na mesorregião Norte, microrregião Nordeste, situado nas
coordenadas geográficas 60º 34’ 01” de longitude Oeste e 02º 36' 18” de latitude
Norte. Limita-se ao norte com o município de Boa Vista e Bonfim; ao sul com o
município de Caracaraí; a leste com o município de Bonfim e a oeste com os
municípios de Boa Vista, Mucajaí e Iracema (Ministério da Defesa, 2004).
Segundo dados do Ministério da Defesa (2004), a Vila ou Colônia Brás de Aguiar,
foi criada, com a finalidade de abastecer Boa Vista, com produtos de primeira
necessidade, principalmente arroz e mandioca.
Os aspectos fitogeográficos do município do Cantá Segundo Vale Júnior (2010)
consiste em uma vegetação mais fechada e com estrato arbóreo mais denso e maior
biomassa, denotando melhor condição físico-hidrico para a vegetação, isso ocorre
devido a maior parte dos solos existentes no município serem compostos de
Latossolos Vermelho Amarelo podendo observar também manchas de de Podzólicos
Vermelho Amarelo e HidromóficosGleizados.
Quanto aos aspectos geomorfológicos, o município encontra-se em área de relevo
plano (70%), com elevações isoladas (10%) e áreas com relevo fortemente ondulado
(20%), as cotas variam de 400 a 1000m, onde podemos citar como exemplo a Serra
Grande e a Serra do Cantá (Ministério de Minas e Energia, 1974).
O Município do Cantá localiza-se na sub-bacia do Rio Branco, Contigo-Tacutú
(FREITAS, 1998, p.24). O principais rios que cortam o município do Cantá são Rio
Quitauaú, Rio Cachorro ( que serve de divisa entre as Confianças I e III) e o
Rio Baruana ( que é a divisa entre os municípios do Cantá e Caracaraí). Que são
rios que seguem predominante um padrão dentrítico,embora muitos rios e igarapés
já tenham entalhado seus cursos, de tal maneira a obedecer as linhas
estruturais, mostrando um estilo retangular (Ministério de Minas e Energia,
1974).
No município do Cantá a quantidade de terras destinadas a comunidades indígenas
não é tão significante quantos em outros municípios do estado, fazem parte do
município do Cantá as comunidades da Malacacheta, Tabalascada, Canauanim e a
comunidade de Muriru ocupando uma área total de 56.6734 há.
Conclusões
O município do Cantá é composto em sua maior parte por paisagens naturais, áreas que não sofreram alterações de origem antrópica, sua vegetação, morfologia, redes de hidrológica e outras condições naturais são bastante diversificadas. São poucas as áreas que constituem as paisagens culturais, limitando se a algumas áreas totalmente urbanizadas e algumas outras loteadas ao longo das BR – 401 e BR – 402. Uma dessas duas áreas urbanizadas é a sede do município do Cantá onde foi possível observar alguns casos de degradação ambiental, onde podemos citar como exemplo a canalização parcial do Igarapé Sucurijú que teve parte de sua planície de inundação ocupada por áreas de recreação. Apesar da sua grande extensão de áreas não alteradas já pode se notar uma crescente ocupação ao longo das vias de acesso ao municípios do Cantá, diversas áreas do município estão sendo loteadas causando desmatamento e vários outros danos ao meio ambiente.
Agradecimentos
Referências
FREITAS, Luiz Aimberê Soares. GEOGRAFIA E HISTÓRIA DE RORAIMA – Boa Vista – RR, Gráfica, DLM, 2001.
GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA. Secretário de Estado do Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN. INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS DO MUNICÍPIO DE CANTÁ – 2012.Boa Vista – RR, 2012.
MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA. Departamento Nacional de Produção Mineral. PROJETO RORAIMA: Relatorio Final Folha NA. 20 – X – D. Manaus – AM, 1974. V 07 – A.
MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA. Secretaria de Minas e Metalugia; GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA. Secretaria de Estado de Planejamento, Indústria e Comércio. ZONEAMENTO ECOLÓGICO – ECONÔMICO DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DE RORAIMA. Boa Vista – RR, 2002.
VALE JÚNIOR, José Frutuoso de; SCHAEFER, Carlos Ernesto G.R. SOLOS SOB SAVANAS DE RORAIMA: Gêneses, Classificação e Relações Ambientais- 1º edição, Boa vista – RR, GráficaIoris, 2010.
IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível no Site: grhttp://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=140017