IMPACTOS DA DUPLICAÇÃO DA RODOVIA LMG-06 NAS ENCOSTAS ADJACENTES E ÁREA DE INFLUÊNCIA.
Autores
Freitas dos Santos, J. (UFMG) ; Gonçalves, M. (UFMG) ; Assunção de Oliveira, J. (UFMG)
Resumo
A rodovia LMG 06 é uma das principais vias de acesso entre Ribeirão das Neves e Belo Horizonte. Esta área está passando por obras de duplicação e recapeamento do asfalto que modificam a morfologia das encostas e causam impactos ambientais e sociais verificados e previstos. Foram identificados nove taludes, nesses taludes foram verificados eminência de risco geomorfológico (movimentos de massa) e intensos processos erosivos decorrentes da alteração ambiental.
Palavras chaves
Encosta; Talude; Impactos
Introdução
A expansão da fronteira urbana,sem critérios técnicos adequados,associada à seg regação sócio-espacial na sociedade capitalista,impulsionaram a ocupação desor denada de áreas geomorfologicamente frágeis ao uso urbano (DAL’ASTA 2005.Essa re alidade é comum no município de Ribeirão das Neves,porção centro sul do estado de Minas Gerais.Ribeirão das Neves está localizado na parte conhecida como veto r norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH,uma das direções que po sibilitam a expansão da malha urbana da capital mineira.Segundo estimativas do IBGE em 2012,Ribeirão é uma cidade de porte média,entretanto,não exerce centra lidade baseados na baixa importância geoeconômica e infraestrutura precária. Com a expansão do vetor norte,por exemplo a expansão de Confins,são projetos que vis am a mobilidade urbana e a melhoria dos acessos estão sendo implementados alter ando a forma dos taludes em virtude da possibilidade da área de influencia da RMBH.Nesse sentido,o estudo buscou analisar os impactos da duplicação da LMG06 nas encostas adjacentes a sua área de influência.O objetivo principal foi identi ficar e caracterizar nos cortes de taludes associado à dinâmica de encosta. A escolha da área ocorreu devido ao município constituir-se num vetor de crescime nto urbano irregular e de adensamento populacional e,devido as características naturais,ser uma área vulnerável aos processos geomorfológicos(movimentos de mas sa,erosão acelerada e instabilidade de encostas).A área está inserida na Depres são de Belo Horizonte,sob o domínio do complexo de Belo Horizonte,composto por gnaisses de idade arqueana e secundariamente por granodiori tos e migmatitos (Guerra,2005).A geomorfologia da região é caracterizada por relevo dissecado,on dulado,com presença de morros de topo convexos e vertentes longas e retilíneas. Ocorrem ainda áreas úmidas representadas por baixadas que possibilitam o acúmu lo de água dado pelo baixo gradiente topográfico(Alvarenga,pag.427).
Material e métodos
A implantação de rodovias altera significativamente os fluxos d´água proveniente da chuva, bem como sua infiltração no solo, induzindo os processos erosivos e assoreamentos, se não for acompanhada de um plano de manejo adequado.A compactação do solo e sua selagem causam aumento do fluxo superficial, aumentando a energia disponível para a retirada de sedimentos, dando início a erosão em lençol, rebaixando o nível do solo e, posteriormente com a concentração do fluxo ocorrem ás primeiras incisões, que dão origem às ravinas e voçorocas (GUERRA). Ainda segundo (Guerra e Cunha) as propriedades do solo são de grande importância nos estudos da erosão porque juntamente com outros fatores, determinam a maior ou menor suscetibilidade à erosão.Os procedimentos metodológicos foram baseados em investigações de campo, análise do relevo, cobertura e uso, bem como a forma de ocupação do solo, além de pesquisas feitas por meio de artigos científicos.Foi priorizado o tipo de corte da estrada e a forma dos taludes. Para isso foram realizadas analises de campo entre os meses de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014. Primeiramente ocorreu levantamento bibliográfico e em seguida o diagnóstico ambiental de elementos físicos, bióticos e socioambientais; interpretação do diagnostico ambiental.
Resultado e discussão
A localidade em estudo é composta basicamente por latossolo vermelho-amarelo,
muito evoluídos, com horizontes bem espessos, especialmente o horizonte B. a
morfologia encontra-se alterada, entretanto, corresponde à área de colinas poli
convexas da Depressão de Belo Horizonte. Foi verificado que para a expansão das
vias em construção foram feitos cortes de taludes que se fez necessário a
retirada de material de ambos os lados afim de formar o leito do mesmo. Foi
verificado tambem que esses cortes são subsidiados por aterros que é o acréscimo
de material para completar economicamente a base da estrada, retirado e
depositado material. Na área analisada há muita retirada de material e deposição
em partes à montante da via. A retirada desses matérias e conseqüente corte do
talude expuseram moradias de risco. Nas áreas onde foram depositado os materiais
remobilizados situan-se na proximidade de um manancial de águas e, com a
ocorrência de episódios esporádicos de precipitação, há um transporte desses
materiais para o leito do córrego Morro do Anil ocasionando grande variação da
capacidade de transporte e competência do canal fluvial.Foram identificados nove
cortes nove cortes que se caracterizam pela presença de uma vegetação típica de
cerrado, em algumas vertentes foi verificada a presença de construções
domiciliares sustentadas com pilares, sendo uma solução encontrada pelos
moradores que possibilitou a edificação de suas moradias no local.Esses cortes
são caracterizados como rampas inclinadas, de seis a oito metros
aproximadamente, elas são abruptas e apresentam sulcos aproximadamente
paralelos, presente em taludes de maior declividade e sem proteção superficial,
formados pelo escoamento de água superficial. Uma das medidas preventivas seria
a regularização do talude com implantação de proteção superficial e implantação
do sistema de drenagem superficial. Foram identificados também taludes com
cortes constituídos por materiais com diferentes susceptibilidades a erosão. Foi
verificado o transporte de material nesses taludes, evidenciados como pacotes de
sedimentos no sopé dos taludes e evidencias de erosão acelerada (ravinamentos e
sulcos pronunciados na área de taludes). Uma das soluções verificada para a
contenção dessa movimentação de material inconsolidado seria evitar a forma
atual de ocupação que há no local. A ocupação é caracterizada por casas
construídas que estão em risco, localizam-se sobre solo exposto facilitando o
deslizamento do mesmo. Também foi verificado que habitualmente onde ocorre o
corte de taludes há um deslocamento lento de materiais rochosos (rastejamento),
caso os terrenos tenham inclinação suficiente para o movimento desses materiais.
Foi verificado em campo que os escorregamentos acontecem onde o relevo é
constituído por rochas argilosas, quando ocorre a infiltração da água, os
compostos rochosos ficam saturados e com maior peso e provocando, assim,
deslizamento. Nos escorregamentos, as massas deslocam-se em bloco ou divididas
em camadas que deslizam no seu conjunto, assim que elas vencem a força de
atrito.
Conclusões
O presente estudo apresentou as mudanças e os impactos que puderam e poderão ser observados na rodovia LMG 06 com as obras de duplicação desta via. O uso de dados de campo, a descrição do local e as pesquisas feitas sobre a área estudada, foram e serão importantes para um entendimento mais completo dos processos e as perturbações que ali ocorreram e que poderão acontecer. Com as análises realizadas, podemos estipular que a área apresenta média suscetibilidade à erosão, contudo as intervenções podem aumentar os processos erosivos irreversíveis. Os cuidados com a construção rodovia em questão é condição fundamental para mitigar a degradação ambiental da região. A implantação de uma estrada já representa um sério problema em relação aos processos erosivos. A sua duplicação e/ou modificação.
Agradecimentos
Referências
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