Anais: Ensino de Geomorfologia, formação e profissionalização do Geomorfólogo
ESTUDO DAS PROPRIEDADES DO SOLO: PERMEABILIDADE/POROSIDADE COM ÊNFASE NA EROSÃO ATRAVÉS DE EXPERIMENTO EDUCATIVO
AUTORES
Vargas, L.V. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Cardias, M.E.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Souza, B.S.P. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)
RESUMO
Considerando que a evolução do relevo se faz a partir da relação dialética entre
pedogênese e morfogênese e que os processos que influenciam na erosão superficial
estão relacionados com a porosidade e a permeabilidade das rochas e dos solos,
elaborou-se um experimento educativo, envolvendo materiais de diferentes
granulometrias onde o educando pode perceber a influência destes na infiltração e
no escoamento da água, para poder inferir acerca da evolução do relevo com base na
erosão superficial.
PALAVRAS CHAVES
Permeabilidade/porosidade; infiltração/pedogênese; escoamento/erosão
ABSTRACT
Whereas the development of the relief is from the dialectical relationship between
pedogenesis and morphogenesis and that the processes that go into shallow erosion
are related to the porosity and permeability of rocks and soil, has produced an
educational experiment, involving different materials where the student can
realize grading the influence of the latter in the infiltration and runoff of the
water, for to be able to infer about the evolution of relief based on surface
erosion.
KEYWORDS
Permeability/porosity; infiltration/pedogenesis; runoff/erosion
INTRODUÇÃO
É necessário unir o livro didático a objetos de aprendizagem, visando a
qualidade de ensino, ou seja, o professor deve se dispor a desenvolver métodos
que os alunos possam manusear objetos referentes a determinado tema. Para o
Professor Dr. Fadel David Antonio Filho,
O ensino de geografia nas escolas de nível fundamental e médio conta com a
criatividade dos professores que põem em prática elementos que auxiliam os
alunos a imaginar e visualizar o espaço terrestre.
Nesse contexto desenvolveu-se uma atividade, com materiais recicláveis, sobre
permeabilidade e porosidade que permitiu verificar o grau de infiltração e
erosão de cada solo envolvido no experimento.
De acordo com Guerra e Cunha (1998),
A Geomorfologia aborda as relações entre o meio ambiente e seus vários
elementos, preocupando-se com fatores extras como a ação antrópica que vem
atingindo diretamente a superfície terrestre e conseqüentemente modificando
negativamente e degradando determinadas áreas de atuação do homem.
A Geomorfologia trata questões cotidianas sobre a superfície terrestre bem como
seus fenômenos e processos. Permeabilidade e porosidade influenciam diretamente
na formação do solo, os quais sofrem processos de infiltração e erosão, que
podem ser naturais ou antrópicas. Assim, Guerra e Cunha (1998, pag. 66) dizem
que:
O solo é formado por um conjunto de corpos naturais tridimensionais, resultantes
da ação integrada do clima e organismos sobre o material de origem, condicionado
pelo relevo em diversos períodos de tempo.
Assim, primou-se pelo desenvolvimento de um experimento visando o ensino da
geomorfologia na Escola Estadual de Ensino Fundamental Firmino Cardoso Júnior em
São Pedro do Sul/RS mais precisamente nos aspectos relacionados à infiltração de
água no solo, pela compreensão de porosidade e permeabilidade.
MATERIAL E MÉTODOS
Foram desenvolvidas pesquisas bibliográficas, buscando o entendimento de
conceitos e idéias que guiaram e orientaram a pesquisa.
Nos primeiros contatos foram ministradas aulas expositivas sobre o assunto o
qual foi abordado através do experimento. Nessas aulas foram trabalhados os
conceitos de permeabilidade e porosidade, bem como as diferentes formas de
erosão e como essa se dá devido aos fatores que influenciam no processo
morfogenético.
Foi colocada em uma primeira garrafa reciclável (pet) uma amostra de areia fina,
em uma segunda, uma amostra de areia média, em uma terceira, uma amostra de
argila e, em uma quarta, uma amostra de pequenos seixos (cascalho). Tal escala
permitiu que se inferisse acerca da infiltração vertical (percolação), causada
pelos possíveis usos indevidos de solos de diferentes texturas e composição,
podendo evoluir para casos de contaminação e degradação desses ambientes.
Quando se fez o despejo de água ao mesmo tempo em cada uma das garrafas com os
diferentes tipos de materiais componentes dos solos, cada um dos recipientes
recebeu a mesma quantidade de água. Assim pode-se observar o tempo de
infiltração e como a água se infiltra em cada tipo de material de diferentes
granulometrias e porosidades. Após a passagem de igual período de tempo
verificou-se, através da observação direta, a quantidade de água infiltrada por
cada material, com base na quantidade não infiltrada.
Foi então através da observação da infiltração que se pode avaliar o nível de
permeabilidade e porosidade de cada um dos materiais envolvidos e assim
compreender o comportamento da água em cada um, avaliando-se como este pode vir
a ficar comprometido devido ao mau uso do homem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os alunos envolvidos no projeto foram capazes de montar e executar a dinâmica do
experimento, conforme o esperado.
Os estudantes colocaram determinada quantidade de água nos recipientes e
passaram a observar o tempo de infiltração e o modo como a água se infiltrava,
ou seja, perceberam a dificuldade ou facilidade que esta apresenta ao se
infiltrar nas diferentes amostras. Os estudantes conseguiram explicar os motivos
dessa dificuldade ou facilidade na infiltração da água, devido aos conhecimentos
adquiridos com base nos conceitos trabalhados no projeto.
Assim foram feitas considerações sobre o conteúdo anteriormente trabalhado, o
qual serviu de base para a construção do objeto de aprendizagem. Os estudantes
foram capazes de estabelecer relação com o que estavam vendo e o conteúdo, o que
demonstra a compreensão adquirida acerca das questões de permeabilidade e
porosidade do solo.
Outro importante resultado observado foi a compreensão sobre a erosão que ocorre
em diferentes tipos de solo, pois os estudantes fazem a distinção dos processos
de infiltração e escoamento das águas nas superfícies. Assim, eles explicam como
a permeabilidade e a porosidade influenciam na erosão, distinguindo as
diferenças do processo de infiltração/pedogênese e escoamento
superficial/erosão.
Concluída a experiência, constatou-se que o experimento foi válido para a
aprendizagem do conteúdo trabalhado ao longo do projeto.
Ao final dessas avaliações pode-se perceber que os objetivos propostos no início
do projeto foram alcançados, validando o objeto de aprendizagem que foi
desenvolvido com vistas à aprendizagem do conteúdo permeabilidade e porosidade
dos diferentes materiais que compõem regularmente os solos.
Com a finalização do projeto foi, então, criado o blog no qual os estudantes
puderam fazer suas postagens de acordo com o acharam importante do conteúdo. Tal
blog foi elaborado na expectativa de se constituir em uma maneira de o projeto
não ficar restrito somente às turmas que participaram do mesmo e também para
levar essas informações a mais estudantes.
prolicen_2011
Inicio da Experiência
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os processos que causam a erosão do solo estão ligados às suas propriedades
físicas: permeabilidade e porosidade e dos processos a elas relacionados:
infiltração e escoamento superficial. Com diferentes amostras de areias, argila e
cascalho observaram-se os diversos comportamentos do processo de
escoamento/infiltração. E os alunos explicaram como e porque cada amostra se
comportava de maneira diferente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
ANTONIO FILHO, F.D. O ensino de Geografia nas escolas de nível fundamental e médio conta com a criatividade dos professores que põem em prática elementos que auxiliam os alunos a imaginar e visualizar o espaço terrestre. Conhecimento Prático – Geografia, São Paulo, n. 33, Escala Educacional 2010.
CUNHA, S. B. da; GUERRA, A. J. T.; Geomorfologia: e meio ambiente. Rio de Janeiro: Bretrand Brasil, 1998.