A cidade de Maringá é um centro moderno. Fundada em 1947, pela Companhia de Terras Norte do Paraná, foi planejada pelo urbanista paulista Jorge de Macedo Vieira, adepto do conceito de "Cidade Jardim" elaborado pelo britânico Ebenezer Howard.

Maringá é polo de uma Região Macroeconômica, do norte do Paraná, que abrange 25 municípios (Astorga, Ângulo, Doutor Camargo, Floresta, Iguaraçu, Itambé, Ivatuba, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Paiçandu, Sarandi, Atalaia, Bom Sucesso, Cambira, Floraí, Flórida, Jandaia do Sul, Lobato, Munhoz de Mello, Ourizona, Presidente Castelo Branco, Santa Fé e São Jorge do Ivaí), com uma população de mais de 700 mil pessoas.

O município de Maringá é o terceiro mais populoso do estado e o sétimo mais populoso da região sul do Brasil, com 397.437 habitantes de acordo com o IBGE. Destaca-se pela qualidade de vida oferecida a seus moradores e por ser um importante entroncamento rodoviário regional. É considerada uma das cidades mais arborizadas e limpas do país.

Maringá tem se destacado no Estado e também no Brasil, visto que, em meio século de existência, o município construiu uma estrutura urbana de alta qualidade. O reconhecimento veio pela Revista Veja que a considerou um dos dez melhores municípios do interior para se viver. Há anos, Maringá sustenta o título de Cidade Ecológica, por apresentar uma das maiores concentrações de área verde por habitante do Brasil.

O clima de Maringá é subtropical (com diminuição de chuvas no inverno), no qual a temperatura média do mês mais frio é de 18°C e a temperatura média anual é de 21,7 C.

A cidade, planejada desde o seu nascimento, oferece uma flora invejável. O ano todo é possível observar as suas ruas arborizadas, mas especialmente na passagem do inverno para a primavera, quando muitas árvores exibem grande variedade de flores.

O município de Maringá possui uma ampla e moderna rede hoteleira capaz de atender plenamente o público participante do simpósio. O acesso é facilitado pela extensa rede viária que liga aos principais núcleos urbanos do país. As companhias aéreas Gol e Azul possuem rotas para as capitais, através do aeroporto Regional Sílvio Name Junior. O restaurante universitário e uma ampla rede de restaurantes e bares, nas proximidades da UEM permitem maior agilidade aos trabalhos realizados durante o evento. Os restaurantes da cidade oferecem uma variada gastronomia em todos os níveis de custos financeiros.

Existe atualmente 9 universidades e faculdades em Maringá, com destaque para a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a UNICESUMAR e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC).

A UEM possui o campus sede na cidade de Maringá e se distribui nos campus de Umuarama, Cianorte, Goioerê, Diamante do Norte e Cidade Gaúcha. Foi criada em 1970 e obteve seu reconhecimento em 1976. Atualmente, oferece 52 cursos de graduação, 93 de especialização, 28 de mestrado e 12 de doutorado.

Informações sobre a cidade de Maringá: http://www2.maringa.pr.gov.br/site/