Autores

Nunes, L. (UFPE) ; Gomes, G. (UFPE) ; Nascimento, G. (UFPE) ; Ketily, S. (UFPE) ; Cavalcanti, L. (UFPE)

Resumo

O Seguinte trabalho apresenta o mapeamento geomorfológico de detalhe do município de Cumaru-PE, no qual tem como principal objetivo em aprimorar o mapa geomorfológico levantado pelo Radambrasil. Para obtenção deste refinamento foi necessário a utilização de de fontes mais precisas, comparando suas informações com outras bases de dados servindo para a agregação de informações, visto que as escalas usadas não estão de acordo com a tipologia, sendo menos coerentes e assim obtendo uma identificação mais detalhada das unidades geomorfológicas ainda não mapeadas. Assim, espera-se fornece um material que possa contribuir para uma melhor compreensão e análise quanto às características geomorfológica no município, e dessa forma, servir de suporte para outros estudos, principalmente, para as Gestões e as Políticas Ambientais.

Palavras chaves

refinamento geomorfológico; mapeamento de detalhe; compartimentação geomorfológica

Introdução

conjunto de formas com características semelhantes, elaboradas em determinadas condições morfogenéticas ou morfoclimáticas. A interpenetração das diferentes forças ao longo do tempo, leva à caracterização das formas de relevo, da situação topográfica ou altimétrica, evidenciando o resultado das relações processuais e das respectivas implicações tectônico-estruturais registradas ao longo do tempo. Assim, pode-se constatar a importância da compartimentação do relevo, não só para o entendimento da paleogeografia, mas também como forma de oferecer subsídios ao uso e ocupação do modelado na escala do tempo histórico. Bem como a percepção da Cartografia Geomorfológica se constitui em um importante instrumento na espacialização dos fatos geomorfológicos, permitindo representar a gênese das formas do relevo e suas relações com a estrutura e processos, bem como a própria dinâmica dos processos, considerando suas particularidades. Para entender o significado das abordagens precedentes é necessário admitir que a conformação atual do relevo, ou da vertente enquanto categoria deste resulta das relações processuais ao longo do tempo, considerando uma determinada situação topomorfológica e suas características estruturais. Com a contribuição dos estudos da fisiologia da paisagem reveste-se de grande importância na análise do relevo por incorporar conhecimentos envolvendo fatos de interesses diversos e atuais. Para Tricart (1965), o mapa geomorfológico refere-se à base da pesquisa e não à concretização gráfica da pesquisa realizada, o que demonstra seu significado para melhor compreensão das relações espaciais, sintetizadas através dos compartimentos, permitindo abordagens de interesse geográfico como a vulnerabilidade e a potencialidade dos recursos do relevo. Sendo assim, Em consequência deste contexto geotectonico, o presente trabalho tem como intuito principal realizar um mapeamento de detalhe do município de Cumaru-PE, identificando como a tipologia se destaca a partir das realizações e delimitações das unidades geomorfológicas propondo uma classificação mais detalhada e atualizada das características de relevo.

Material e métodos

O município de Cumaru localiza-se na região semiárida do nordeste do Brasil, no estado de Pernambuco, com seu distrito sede a uma latitude 8°00’22’’S e longitude 35°41’50’’W. Abrangendo uma área de aproximadamente 292,242 km². A área fica cerca de 120 km da cidade de Recife, capital do estado. O principal acesso ao munícipio é pela PE-095. O desenvolvimento do trabalho deu-se em cinco etapas. A primeira se constituiu na revisão documental, em leitura de mapas anteriores que apresentam unidades geomorfológicas e similares do Zoneamento Agroecológico de Pernambuco (ZAPE), Projeto Radambrasil e mapa topográfico do município (KÄGI 2011). Em seguida, foi reunida uma base de dados em ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG), incluindo: imagens de satélite de alta resolução obtidas por meio dos plugin QuickMapServices do QGIS 2.14; dados de elevação do Projeto Shuttle Radar Topography Mission (SRTM) com resolução de 1 Segundo de arco (30m) a partir do qual foram extraídas curvas de nível com intervalo de 10m; mapa geológico das folhas de Caruaru e Surubim 1:100000 do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e; rede de drenagem obtidas do Geoportal do exército. Os dados foram interpretados a fim de refinar os limites dos tipos de modelado apresentados no Projeto Radambrasil e, quando aplicável, identificar unidades ainda não mapeadas. De modo complementar, foi realizado um trabalho de campo para fotografar as principais estruturas geomorfológicas identificadas e, por fim, foram elaborados e interpretados os resultados que se sucederam na construção do mapa.

Resultado e discussão

Após fazer o levantamento documental, que consistiu em uma breve caracterização da paisagem a partir das leituras de mapas anteriores que apresentam unidades geomorfológicas, do perfil topográfico (KÄGI 2011), percebeu-se que as informações disponíveis se mostraram insuficientes para analises mais detalhadas com fins diagnósticos, sobretudo, por não apresentarem os limites reais das feições geomorfológicas e trazerem informações gerais. A partir da base de dados em ambiente SIG se pode fazer uma releitura dos tipos de modelados apresentados pelo projeto Radambrasil (Fig. 2), buscando-se identificar os limites mais precisos das unidades geomorfológicas. O mapa geomorfológico refinado (Fig. 1) apresenta cinco feições, encontradas a partir do cruzamento das informações do projeto Radambrasil (1983) com a leitura hiposométrica e analise de imagens de satélite, descando-se as seguintes feições: • Planicies e Terraços Aluviais; • Modelado de Aplainamento; • Inselbergues; • Colinas Ingremes; • Colinas Suaves. As Planícies e Terraços Aluviais resultantes da acumulação fluvial estão ao longo das drenagens do município, descando-se o Riacho do Umari no sentido SO-NE do município, o Riacho do Boi, na porção central, apresenta um cotovelo de drenagem muito acentuado, podendo estar relacionado ao contato litologico, o Riacho das Cabaças localizado à SE, que dissecam os terrenos dos Complexos Vertentes, Salgadinho e Surubim-Caroalina, todos cristalinos do pré- cambriano. A SO do município se pode observar um Modelado de Aplainamento se caracterizando como pediplano retocado desnudado, em que os limites reais não são compatíveis com os apresentados pelo Radam, não havendo apenas a presença de aplainamento, mas acumulação (planicies e terraçoes aluviais) e dissecação (iselbergues) também, sendo do mesmo litotipo o que indica a organização mineralogica no Complexo Salgadinho. Colinas íngremes configuram um modelado de dissecação estrutural com topos aguçados, estruturados principalmente por ortognaisses do Complexo Salgadinho, estando posicionadas nas faixas hipsoimetricas de 482 à 592 metros, apresentando um relevo bastante acidentado. Colinas suaves formam também um modelado de disscação, podendo ser homogênea ou diferencial com topos convexos, localizados no sentido SO-NE do municipio. O significado morfogenético das formas de relevo indica uma dissecação acentuada. O perfil geral do relevo é côncavo (colinas íngremes, suaves, planícies aluviais), apontando para um domínio de um desenvolvimento do relevo limitado pelo intemperismo, característico do clima semiárido, mais evidente a SO do município.

Mapa -Tipos de modelado.

identificação dos modelados que foram construídos a partir da ida ao município com as informações do projeto radambrasil e das analise de imagens.

Unidades Geomorfológicas.

Identificação das Unidades: a) Colinas Suavesb)Planície Aluvial c)Modelado de Aplainamento com Inselbergues ao fundo d) Colinas Íngremes

Mapa - RadamBrasil

Mapa do Projeto Radambrasil do município de cumaru-PE.

Considerações Finais

Na busca por uma melhor aplicabilidade, as imagens coletadas em campo foram essenciais par–a comprovarmos o nível de acurácia entre o que o Radambrasil apresenta e o que se representa na realidade. Com os estudos das áreas, conseguirmos coletar dados importantes que nos ajudaram com as interpretações e que, consequentemente, mostraram a necessidade de um projeto mais estruturado do próprio município para contribuir com condições de melhorias para a população e, a partir desse olhar geomorfológico da região, se haver projetos que possam prevenir danos de futuras catástrofes naturais, como inundações, enchentes e movimentos de massa, entre outros. As informações produzidas por esse estudo possibilitam uma melhor gestão do munícipio e contribuem para outros projetos da cidade. A sua importância é desde planos de prevenções, evitando futuras catástrofes, responsabilidades ambientais e o uso adequado da terra e com principal intuito de dar a região, o conhecimento sobre suas potencialidades e seu poder econômico sócioespacial.

Agradecimentos

Agradecemos primeiramente, a Deus, por nos ter proporcionado condições físicas e mentais necessárias para chegarmos à conclusão da realização desse projeto. Ao nosso orientador, professor Dr. Lucas Costa De Souza Cavalcanti (UFPE) e ao laboratório de pesquisa Ciência da Paisagem da (UFPE), pela grande contribuição, disponibilidade, receptividade e principalmente pela cooperação e afeição desenvolvida durante todo o processo da elaboração do projeto.

Referências

CASSETI, Valter. Geomorfologia. [S.l.]: [2005]. Disponível
em: <http://www.funape.org.br/geomorfologia/>. Acesso em: 09 Dez. 2017.
IBGE. Geografia do Brasil. Manual técnico de Geomorfologia. Manuais Técnicos em Geociências. Rio de Janeiro: IBGE, 1995. nº. 5
PROJETO RADAMBRASIL. Levantamento de Recursos Naturais. Disponível em: < http://library.wur.nl/WebQuery/isric/find/34276>. Acesso em : 09 Dez. 2017.
ROSS, Jurandyr. L. S. O registro cartográfico dos fatos geomorfológicos e a questão da taxonomia do relevo. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, FFLCH/USP, n.6, p.17-29, 1992.SILVA, F.B.R., SANTOS, J.C.P., SILVA, A.B., CAVALCANTI, A.C., SILVA, F.H.B.B., BURGOS, N., PARAHYBA, R.B.V., OLIVEIRA NETO, M.B., SOUZA NETO, N.C., ARAÚJO FILHO, J.C., LOPES, O.F., LUZ, L.R.Q.P., LEITE, A.P., SOUZA, L.G.M.C., SILVA, C.P., VAREJÃO-SILVA, M.A., BARROS, A.H.C. Zoneamento Agroecológico do Estado de Pernambuco. Recife: Embrapa Solos - Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento - UEP Recife; Governo do Estado de Pernambuco (Secretaria de Produção Rural e Reforma Agrária), 2001. CD-ROM.- (Embrapa Solos. Documentos; no. 35).