Autores

Lima, J.S. (IFPA) ; Freire, L.M. (UFPA)

Resumo

O presente trabalho apresenta uma análise do fenômeno terras caídas e como esse processo interfere na vida dos habitantes dos bairros Santa Terezinha e Centro na cidade de Óbidos/PA. A metodologia utilizada para o trabalho foi baseada em levantamentos bibliográficos, levantamento cartográfico e trabalho de campo. Óbidos está inserida respectivamente nos domínios da Bacia Sedimentar do Amazonas, pertencente à Formação Alter do Chão e no domínio geomorfológico dos Baixos Platôs da Amazônia Centro-Oriental. O solo é arenoso, bastante friável, o que o torna susceptível a processos erosivos acelerados combinados com a falta de infraestrutura básica e altas precipitações geram situação de risco muito alto de escorregamento e desabamento. Dessa forma, se constatou que a origem do fenômeno está atrelada a fatores naturais, que são potencializados pela ação antrópica.

Palavras chaves

Terras Caídas; Erosão Fluvial; Impactos Socioambientais

Introdução

Terras caídas é um termo utilizado pelas populações ribeirinhas da região amazônica para designar o processo natural de erosão fluvial. Esse fenômeno é o principal responsável pelas transformações na paisagem ribeirinha e por causar diversos danos socioambientais. De acordo com Carvalho (2006), terras caídas designa movimentos de massa comuns nas margens de rios de água branca, como o rio amazonas, tais como: escorregamento, deslizamento, desmoronamento e desabamentos. Conforme, Freitas (2009), o processo erosivo do tipo terras caídas é provocado pela combinação de diversos fatores, onde podemos destacar os climáticos, uma vez que a região apresenta elevados índices pluviométricos, a composição do material das margens além da própria dinâmica fluvial. Esse processo, ao longo do tempo, tem causado diversos problemas as comunidades, vilas e cidades ribeirinhas localizadas as margens dos rios amazônicos. Apesar de se tratar de um fenômeno natural, as ações antrópicas também contribuem para a fragilização dessas áreas através da retirada da cobertura vegetal, principalmente para a expansão urbana. Vale salientar que é uma característica da região amazônica os sítios urbanos estarem localizados as margens dos rios devido a facilidade de acesso, uma vez que os rios são as principais vias de comunicação entre as localidades. Além dos fatores citados, os efeitos erosivos são significativamente potencializados pelo constante deslocamento das embarcações de vários tamanhos e potência, que atracando e saindo dos portos, favorece a incidência constante dos banzeiros, que provocam solapamento na base da encosta. Embora esse evento seja comum na região amazônica, os estudos voltados para o fenômeno das Terras Caídas, ainda são diminutos o que torna a literatura sobre este assunto limitada, tal fato demonstra a relevância deste trabalho. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo analisar as principais implicações socioambientais desse fenômeno à cidade de Óbidos/PA.

Material e métodos

Os procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa foram divididos em três etapas sendo elas: Levantamento bibliográfico, Levantamento Cartográfico e Trabalho de campo. O levantamento bibliográfico consistiu na obtenção de informações relacionadas à temática da pesquisa, que subsidiou seu arcabouço teórico. Para tanto, foram feitas consultas a livros, periódicos e artigos científicos, teses de doutorado e dissertações de mestrado disponíveis no acervo das bibliotecas da Universidade Estadual do Pará (UFPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural do Pará (UFRA) e consulta web-gráfica que auxiliaram a pesquisa. O levantamento cartográfico consistiu na aquisição de dados vetoriais, em formato shapefile (.shp), que foram fundamentais para a elaboração da cartografia básica deste trabalho. tais dados, foram adquiridos junto ao Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE) e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). Os produtos cartográficos desta pesquisa foram gerados em ambiente computacional, através do software de licença livre QGIS 2.18 Las Palmas. O trabalho de campo foi indispensável para o reconhecimento da área de estudo, pois é através dele que foram feitas observações in loco sobre a realidade terrestre, além de dirimir quaisquer dúvidas sobre as informações coletadas. Dessa forma, na posse de mapas e cartas já produzidos sobre a área da pesquisa adquiridos através do levantamento cartográfico, onde serão utilizados GPS (Global Positioning System) Garmin eTrex 20 para marcação de pontos georreferenciados de áreas relevantes ao trabalho e utilização de Câmera Digital Sony Cyber-shot DSC-H300 20.1M para documentação fotográfica.

Resultado e discussão

O estudo foi realizado no município de Óbidos, localizado na Região Oeste do estado do Pará com as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 1° 54' 7'' Sul, Longitude: 55° 31' 11'' Oeste. Óbidos possui população estimada em 50.727 habitantes e uma extensão territorial de 28.021,443 km² IBGE, 2017). Quanto a geologia e a geomorfologia, Óbidos está inserida respectivamente nos domínios da Bacia Sedimentar do Amazonas, pertencente à Formação Alter do Chão e no domínio geomorfológico dos Baixos Platôs da Amazônia Centro-Oriental (CPRM, 2016). A cidade de Óbidos está assentada sob um tabuleiro dissecado apresentando uma estreita faixa entre a praia e a encosta ou falésia fluvial com cerca de 50m de altura e uma declividade de 90 graus. A dinâmica fluvial, atuando sobre a base da encosta de forma significativa trabalha na modelagem dos terraços fluviais, nas quais a infiltração da água nos sedimentos inconsolidados concorrem para o desequilíbrio dessas encostas. O solo arenoso e bastante friável, se torna susceptível a processos erosivos de forma acelerada e combinado com a falta de infraestrutura básica e altas precipitações geram situação de escorregamento e desabamento para as nas encostas. Observou-se também que a ocupação desordenada nessas áreas, bordas das encostas, através dos diversos usos como habitação e agricultura também contribui para ocorrência desse fenômeno em áreas de desagregação de sedimentos promovida pelo rio (LABADESSA, 2011). Tal situação gera medo em parte da população que reside nessas áreas, uma vez que a possibilidade da ocorrência de desbarrancamento com proporções maiores que possam provocar o desabamento de residências, como já ocorreu em outros municípios paraenses, além da interdição pela Defesa Civil de residências e comércios que estão localizados em áreas sujeitas a estes processos.

Considerações Finais

O processo de Terras Caídas, ao longo do tempo, tem causado diversos problemas as comunidades, vilas e cidades ribeirinhas localizadas as margens dos rios amazônicos, tais como: deslocamento de população, perda de terras agricultáveis, perda de patrimônio histórico, perda das vidas humanas entre outros. Dessa forma, o trabalho busca contribuir com o estudo da temática das Terras Caídas, uma vez que esse é um fenômeno que ocorre constantemente na área de estudo, subsidiando assim as ações por parte do poder público.

Agradecimentos

Referências

CARVALHO, José Alberto Lima de. Terras Caídas e Consequências Sociais. Paraná da Trindade, município de ltacoatira-Am Brasil, 2006. (Dissertação). Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006.
CPRM - Serviço Geológico do Brasil. Ação Emergencial para Delimitação de Áreas em Alto e Muito Alto Risco a Enchentes e Movimentos de Massa Município de Óbidos - Pará. Belém: CPRM, 2012.
FREITAS, Francimara Torres de. Análise multitemporal da modalidade erosiva do tipo “terra caída” na região do Médio Solimões – Coari/AM, Manaus, 2009. Dissertação (Pós-Graduação em Geografia) – Universidade Federal do Amazonas.
LABADESSA, Aparecido Silvério. “Terras Caídas”, as causas naturais e antrópicas: uma ocorrência na comunidade de São Carlos – Médio Madeira/RO. Geoingá: Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia Maringá, v. 3, n. 1, p. 45-61, 2011, ISSN 2175-862X (on-line).
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades.2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 11 dezembro. 2017.