Anais: Geomorfologia costeira

IMPACTOS AMBIENTAIS AO LONGO DO AMBIENTE COSTEIRO DA PRAIA DAS FONTES, BEBERIBE, CEARÁ

AUTORES
Moura, F.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA) ; Moura, F.J.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA) ; Rodrigues, I.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA) ; Teixeira, A.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL OD CEARA) ; Gorayeb, D.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA)

RESUMO
O litoral cearense está sendo transformado em uma grande área geradora de emprego e renda, contudo essa transformação vem sendo implementada por meio de ações danosas ao ambiente costeiro, como a eliminação de dunas, alterações nos padrões naturais da praia, dentre outras alterações. Logo, este trabalho visa realizar uma análise dos impactos causados por essas ações ao longo das feições geomorfológicas da Praia das Fontes, localizada no município de Beberibe, Litoral Leste do Ceará.

PALAVRAS CHAVES
Ambiente Costeiro; Impacto Ambiental; Recuperação

ABSTRACT
The Ceará is being transformed into a large area that generates employment and income, but this transformation is being implemented through actions harmful to the coastal environment, such as the elimination of dunes, changing patterns of natural beach, among other changes. Therefore, this study aims at an analysis of the impacts of these actions over the geomorphological features of Praia das Fontes, located in Beberibe, East Coast of Ceara.

KEYWORDS
Coastal; Environmental Impact; Recovery

INTRODUÇÃO
O litoral cearense está sendo transformado em uma grande área geradora de emprego e renda, contudo essa transformação vem sendo implementada por meio de ações danosas ao ambiente costeiro. Pode-se afirmar que tais medidas são quase que exclusivamente voltadas à adequação dos espaços ali existentes para atender à atividade turística. Dentre os principais impactos ambientais ali verificados temos a degradação paisagística, poluição do lençol freático, além do problema da erosão costeira. O diagnóstico das condições socioambientais é de fundamental, pois é a partir deste que se pode planejar formas de gestão mais adequada, tendo assim uma redução nos impactos. Em relação aos impactos ambientais, a Resolução do CONAMA (001/1986) conceitua impacto ambiental como sendo toda alteração no meio ambiente provocada exclusivamente pela conduta ou atividade humana, atingindo direta ou indiretamente a saúde, a segurança e o bem estar da população, atividades socioeconômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente ou a qualidade dos recursos. Munido de tais afirmações constata-se que e de fundamental importância à análise de impactos ambientais e a proposição de medidas mitigadoras. Logo, este trabalho visa realizar uma análise dos impactos causados por essas ações ao longo das feições geomorfológicas da Praia das Fontes, localizada no município de Beberibe, Litoral Leste do Ceará.

MATERIAL E MÉTODOS
A metodologia empregada consistiu em etapas de campo e gabinete. Na etapa de campo, foram realizadas campanhas para reconhecimento da área de estudo. Por sua vez, na etapa de gabinete foi realizada a análise da realidade observada em campo. Para a caracterização do ambiente geomorfológico e análise dos impactos se considerou os estudos já realizados por Soares (1998), Souza (1988), Morais et al (1975) e Morais (2000). A análise das feições geomorfológicas e analise da situação do meio analisado se baseou na teoria geossistêmica, tomando-se como base principal Bertrand (1969). Tal análise tem como conceito principal a analise da paisagem de forma integrada onde todos os componentes do meio natural atuam de forma integrada, de forma que a paisagem não é a simples adição de elementos geográficos disparatados. É, em uma determinada porção do espaço, o resultado da combinação dinâmica, portanto instável, de elementos físicos, biológicos e antrópicos que, reagindo dialeticamente uns sobre os outros, fazem da paisagem um conjunto único e indissociável, em perpétua evolução (BERTRAND, 1969).

RESULTADOS E DISCUSSÃO
Constatou-se que a área é constituída de duas estruturas geomorfológicas básicas: planície litorânea e tabuleiro pré-litorâneo. A planície litorânea apresenta unidades menores que são a faixa de praia e a pós-praia. O tabuleiro pré-litorâneo, por sua vez, é composto por sedimentos da Formação Barreiras, que aflora na faixa de praia, sob a forma de falésias. A partir dos estudos realizados, constatou-se que á área vem passando por um intenso processo de uso e ocupação de forma desordenada, gerando assim uma série de impactos. A respeito desses processos, Moura (2011) ressalta que essa ocupação se deu por conta da beleza cênica que o meio natural representa no local, o que constituiu um atrativo para o uso e ocupação da área. Este uso e ocupação se deram em ambientes extremamente frágeis do ponto de vista ambiental, como os campos de dunas móveis, faixa de praia, e até mesmo as falésias. Faixa de Praia/Pós – Praia: É uma das áreas fortemente impactadas, sendo isto gerado a partir da ocupação desordenada por barracas de praia, casas de veraneio, hotéis e pousadas que além de interferir nas trocas sedimentares entre os ambientes costeiros, também ocasiona o acúmulo de lixo na faixa de praia e a compactação do material por veículos automotores dos frequentadores destes recintos. Logo, esse problema ambiental gera um segundo problema, neste caso um problema socioeconômico, pois com a qualidade ambiental da água e da areia é prejudicada, o fluxo de turistas acaba sendo reduzido e a renda e da população local é afetada devido a importância dessa atividade para a população. (figura 1). Campo de Dunas: O principal impacto ambiental verificado no campo de dunas é decorrente da ocupação irregular, representada por imóveis (segundas residências e hotéis) e pelo parque eólico ali instalado (figura 2 A), ocasionando assim interferências nas trocas sedimentares. Além disso, foi constatado que muitas áreas de campos de dunas estão sendo loteadas (figura 2 B). Falésias: É o setor mais impactado da área de estudo, que concentra a maior ocupação, principalmente com equipamentos voltados a atividade turística, em especial hotéis e pousadas. A grande ocupação neste setor da zona costeira acaba por gerar perda do valor estético da praia, em função do acúmulo inadequado de lixo e poluição do lençol freático, além de acelerar os processos de desmoronamento das estruturas representadas pelas falésias em alguns casos.

Figura 1:

Ocupação na Faixa de Praia: A (Barracas) B (Acumulo de lixo)

Figura 2:

Ocupação no Campo de Dunas: A (Parque eólico) B (Loteamento)

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Foi possível concluir que a Praia das Fontes, que já se trata de um ambiente vulnerável por conta da dinâmica mais intensa existente na zona costeira, tem sua situação de fragilidade acentuada, por conta das fortes pressões ali exercidas pelo processo de uso e ocupação inadequado. Este fato aponta para a necessidade do aprofundamento dos estudos nessa área, fornecendo subsídios para os órgãos gestores na formulação de medidas de gestão, planejamento e proteção ambiental visando a redução dos impactos existentes.

AGRADECIMENTOS
Agradecimento: À FUNCAP (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico) pelo financiamento da pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
BERTRAND, G. Paisagem e geografia física global. R. RA´E GA, Curitiba, n. 8, p. 141-152, 1969.
MORAIS, J. O. Compartimentação territorial evolutiva da zona costeira. In: LIMA, L.C; MORAIS, J.O; SOUZA, M.J.N; (Orgs). Compartimentação territorial e gestão regional do Ceará. Fortaleza: FUNECE, 2000
MORAIS, J.O; SOUZA, M.J.N; COUTINHO, P.N. Contribuição ao estudo geomorfológico-sedimentológico do litoral de Beberibe/Ceará – Brasil. Arquivo de Ciências do Mar, 15(2): 71 – 78, 1975.
MOURA, F. M.; GORAYEB, A; SILVA, Yuri M. N.; MOURA, F. J. M.; ROCHA, M. N. OS PROCESSOS DE USO E OCUPAÇÃO COMO AGENTES MODIFICADORES DA PRAIA DAS FONTES, CEARÁ. In: Encontros Científicos Unifor, 2011, Fortaleza. XVII Encontros de Iniciação à Pesquisa, 2011. p. 1-6.
NORDSTROM, K.F. Beaches and dunes of human-altered coasts. Progress in physical Geography 18: 497-516, 1994.
NORDSTROM, K.F. The concept of intrinsic value and depositional coastal landforms. Geographical Review 80: 68-81, 1990.
ROSS, J. L. S. O Registro Cartográfico dos Fatos Geomorfológicos e a Questão da Taxonomia do Relevo. Revista do Departamento de Geografia, n. 6, FFLCH/USP, São Paulo, 1992. p. 17-29.
SOARES, A.M.L. Zoneamento Geoambiental do município de Beberibe - CE:. Fortaleza: UECE. Curso de mestrado em Geografia da Universidade Estadual do Ceará. 1998. Dissertação de Mestrado.
SOUZA, M. J. N. Contribuição ao estudo das unidades morfo-estruturais do estado do Ceará. Rev. Geológica, Fortaleza, n° 1671, 1988.
SOUZA, M.J.N. O litoral leste do estado do Ceará: Potencialidades e limitações de uso dos recursos naturais das unidades geoambientais. In: O Ceará: Enfoques Geográficos. Fortaleza: FUNECE, 1999.