Anais: Geomorfologia costeira

ANÁLISE DO AMBIENTE COSTEIRO DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN – suas implicações hidrodinâmicas e do uso e ocupação do solo.

AUTORES
Chaves, M. (UFRN) ; Lima, Z. (UFRN) ; Barbosa, J.V. (UFRN) ; Lima, J.S. (UFRR)

RESUMO
Neste, pretendemos caracterizar o município de São Miguel do Gostoso/RN, localizado a 120 Km da capital do Estado do RN, Natal, desde a sua hidrodinâmica, passando pela geomorfologia costeira, uso e ocupação do solo e relacionando os dados de sua geografia física com o lado social, como por exemplo, quantidade de estabelecimentos localizados na área de pós-praia, atualizando os dados já existentes e analisando possíveis impactos ambientais que ocorram, principalmente na zona litoranea.

PALAVRAS CHAVES
hidrodinamica; praia; erosao

ABSTRACT
Work still in progress in order to characterize the city of São Miguel do Gostoso, state of Rio Grande do Norte, since its hydrodynamics, through coastal geomorphology, land use and soil and correlating data from its physical geography with the social side, such as, number of establishments located in the area known as post-beach, updating existing data and analyzing potential environmental impacts that occur mainly in the coastal strip.

KEYWORDS
hidrodynamics; beach; erosion

INTRODUÇÃO
O município de São Miguel do Gostoso localiza-se no litoral setentrional do Estado do RN, que pela beleza de suas praias atrai uma grande quantidade de turistas. É possível que devido ao investimento que ocorre para viabilizar o crescimento do turismo na região, impactos ambientais venham a ocorrer no litoral do município, como remoção da cobertura vegetal, por exemplo, que serve, além de outras coisas, como uma proteção do solo contra erosões pluviais e como fixadora de dunas.

MATERIAL E MÉTODOS
Com relação as características de solo, geologia e geomorfologia, dados secundários foram utilizados. Para caracterizar a geomorfologia da praia de São Miguel do Gostoso, é necessário determinar os compartimentos do relevo praial, ou seja, identificar a ante-praia, estirâncio e pós-praia, determinar os processos costeiros, que é a ação de agentes que causam erosão, transporte e deposição de sedimentos, para isso é necessário analise granulométrica e composição mineralógica destes sedimentos, analise de ondas, como sua energia, altura, ângulo de incidência das ondas, direção do vento, declividade do estirancio e velocidade da corrente litorânea. Com relação aos impactos ambientais de natureza antrópica, o objetivo é catalogar o numero de estabelecimentos localizados próximos à orla e entrevistar moradores e comerciantes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO
São Miguel do Gostoso encontra-se abaixo de 100 metros de altitude. A sua planície costeira é formada por praias que têm como limites, de um lado, o mar, e, de outro, os tabuleiros costeiros, estende-se por todo o litoral. Esses terrenos planos são alterados em suas formas pela presença de dunas. Os tabuleiros costeiros possuem relevos planos de baixa altitude, também denominados planaltos rebaixados, formados basicamente por argilas, e localizam-se próximo ao litoral. O tipo solo que predomina neste município é o Neossolo quartzarênico (solo com baixa frequência de argila, situado em tabuleiro costeiro), que possui fertilidade natural baixa, textura arenosa, excessivamente drenada e relevo plano. A geologia do município situa-se em áreas de abrangência da Bacia Potiguar, idade Cretácea, entretanto, os calcarenitos e calcilutitos bioclásticos da Formação Jandaíra só afloram em sua porção Sudoeste. Na faixa litorânea encontram-se depósitos de praias de origem marinha remodelados por ventos. São compostos de areias finas a grossas, com níveis de cascalho, associadas às praias atuais e dunas móveis; arenitos e conglomerados com cimento carbonático, definindo cordões de beach rocks.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O município de São Miguel do Gostoso apresenta-se atualmente em franca expansão turística e por isso requer análises mais apuradas quanto ao uso e ocupação do solo e principalmente adaptações ao Plano Diretor da sua cidade. Quanto aos fatores hidrodinâmicos, constamos que a praia encontra-se com alturas de ondas variando de 0,30 cm a 0,80cm, possuindo ainda período de ondas que variam de 45s a 1 minuto e 10 s, com suas areias medias a finas, com amplo campo de dunas e extensa área de pós-praia e com ventos predominantes de NE, com intensidades altas e constantes, propício a atividades esportivas a vela.

AGRADECIMENTOS
Gostariamos de agradecer a FAPERN (Fundacao de Apoio a Pesquisa do RN),e ao Departamento de Geografia da UFRN.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - IDEMA; Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH – Perfil do Seu Município: São Miguel do Gostoso. Rio Grande do Norte, 2008.
CHAVES, M. dos S. (2005). Dinâmica Costeira dos Campos Petrolíferos Macau/Serra, Litoral Setentrional do Estado do Rio Grande do Norte. Tese de Doutorado, nº 10. PPGG, DG, UFRN